Biblioteca Pública do Estado recebe investimento de R$ 1 milhão por meio de parceria entre Shell e Associação de Amigos
Repasse inédito prevê ações de acessibilidade, educação e cultura, e será lançado oficialmente nesta quarta-feira (28)
Publicação:

A Biblioteca Pública do Estado do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), receberá o aporte financeiro de R$ 1 milhão em 2025, por meio de um contrato firmado entre a empresa Shell Brasil e a Associação de Amigos da instituição (AABPE). O investimento é histórico e inédito, e inaugura uma nova fase na BPE. O repasse será destinado a ações do Plano Anual da Biblioteca, que prevê atividades com foco na democratização do acesso ao conhecimento, acessibilidade, educação e cultura - como o BPE + Música, que estreia nesta quinta-feira (29/5).
O lançamento oficial da parceria será na quarta (28), às 17h, na sede da Biblioteca, em Porto Alegre, com apresentação detalhada do plano de ações para autoridades, parceiros culturais e imprensa. O montante milionário foi captado junto ao Programa Emergencial Lei Rouanet RS, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC), em uma iniciativa da AABPE, que é a proponente do Plano Anual.
“É uma honra para o Estado ter sido escolhido por uma multinacional tão importante e que vê na literatura, na arte e na cultura instrumentos de transformação social. Esse investimento vai impulsionar ainda mais a BPE como centro cultural conectado, acessível, inovador e profundamente alinhado às demandas da sociedade contemporânea, sem abrir mão da valorização do seu acervo, história e missão pública”, destaca o secretário de Estado da Cultura, Eduardo Loureiro.
A gerente de Comunicação Externa e Marca da Shell Brasil, Alexandra Siqueira, afirma que a companhia acredita na cultura como uma ferramenta poderosa de crescimento de um País. “Um dos nossos objetivos com patrocínios culturais é apoiar iniciativas que promovam desenvolvimento, educação e inclusão social, reafirmando o compromisso da Shell com a sociedade brasileira. Através do nosso apoio à Biblioteca Pública do Estado estamos possibilitando a preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural brasileiros”.
A BPE é um dos mais antigos e relevantes espaços de cultura do Rio Grande do Sul. Seu Plano Anual propõe a ampliação dos serviços digitais e incentivo à produção cultural local. Entre os destaques estão a equipagem e digitalização do acervo histórico, a promoção de ações voltadas à inclusão e à capacitação cidadã.
Além disso, a instituição lança, em 2025, uma programação desenvolvida para o fomento da cadeia produtiva cultural gaúcha, com o fortalecimento da festa literária BPE + Cultura e o lançamento do programa musical BPE + Música. Somam-se a isso ações do programa educativo, que envolvem visitas mediadas e exposições ligadas à literatura e à cultura.
A Biblioteca Pública do Estado (BPE) é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O Plano Anual de Atividades da BPE tem financiamento do Programa Emergencial Lei Rouanet RS, patrocínio master Shell, planejamento e gestão Cida Cultural, apoio Grupo Imobi e Instituto Estadual de Música (IEM), e realização da Associação dos Amigos da BPE, Biblioteca Pública do Estado, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Estreia BPE + Música
No dia 29 de maio, às 19h, a Biblioteca Pública do Estado promove a primeira edição do BPE + Música, projeto que integra o plano anual de atividades culturais. A iniciativa tem curadoria do jornalista, escritor e crítico musical Juarez Fonseca, e tem como objetivo revelar e valorizar a nova geração de talentos da música gaúcha, oferecendo ao público espetáculos gratuitos com artistas de diversas regiões do Estado.
A estreia do projeto será com o pianista e arranjador Cristian Sperandir, considerado uma das maiores revelações da música instrumental do RS, acompanhado de sua parceira, a cantora Laura Dalmás, revelação da nova cena vocal gaúcha.
O BPE + Música acontecerá sempre na terceira quinta-feira de cada mês, de maio a dezembro de 2025, com entrada livre. As senhas serão distribuídas no local, a partir das 18h, no dia de cada apresentação.
Programação confirmada:
● 29 de maio – Cristian Sperandir & Laura Dalmás – Um encontro entre a sofisticação do piano e o talento vocal da nova geração.
● 26 de junho – Pâmela Amaro – Cantora, compositora e ativista da causa negra, um dos grandes nomes do samba contemporâneo de Porto Alegre.
● 24 de julho – Juliano Guerra – Direto de Pelotas, traz à cena canções de forte impacto poético e três álbuns autorais no currículo.
● 21 de agosto – Kevin Brezolin (a.k.a Dazluz) – Caxiense radicado em Porto Alegre, une rock, punk, jazz, hip hop, MPB e música eletrônica.
● 25 de setembro – Tivo – Cantor e compositor, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com um estilo híbrido e inventivo. Lançou seu primeiro álbum em 2024.
● 16 de outubro – Ian Ramil – Artista de múltiplos talentos, com dois álbuns lançados e letras marcantes na nova MPB brasileira.
● 23 de outubro – Beili – Cantora, compositora e produtora musical, transita entre o pop e o R&B. Em 2024 lançou seu primeiro EP. (Edição extra)
● 13 de novembro – Jessie Jazz – De Gravataí, é cantora, compositora e multi instrumentista com sonoridade que mistura jazz, soul, blues e MPB de raiz negra.
● 11 de dezembro – Felipe Quadros – Cantor e compositor que funde samba, R&B, rap e rock. Está produzindo seu segundo álbum autoral.
Acompanhe as novidades, bastidores e atualizações da programação cultural através do Instagram oficial da Biblioteca: @bpe.rs.
Serviço 1
Lançamento oficial do Plano Anual de Atividades da Biblioteca Pública do Estado, que conta com repasse inédito da Shell Brasil
Quando: 28 de maio, quarta-feira, às 17h
Onde: Andar térreo da BPE (rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico de Porto Alegre) *Apenas para imprensa e convidados
Serviço 2
Estreia do BPE + Música
Quando: 29 de maio, quinta-feira, às 19h
Onde: Salão Mourisco da BPE
Entrada Livre
*Distribuição de senhas a partir das 18h
Sobre a Biblioteca Pública do Estado
Fundada em 1871, a BPE é uma das mais antigas bibliotecas públicas do Brasil. Seu acervo conta com raridades bibliográficas e documentais, literatura clássica e contemporânea, além de obras em Braille, quadrinhos e mangás. Localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, é referência em preservação da memória literária, incentivo à leitura e, agora, em inovação cultural.
Sobre a Shell
Há 112 anos no País, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, que trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável. Com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil, a companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell.