Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Terça de homenagens a Mario Quintana

O poeta estaria completando 113 anos hoje

Publicação:

site dulce e o poeta2 1 (1)
Mario Quintana e Dulce Helfer - Foto: Sandra Ritzel
 
POR ANDRÉ FURTADO/ ASCOM CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA
 
30 de julho é sempre de festa na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Neste dia, no ano de 1906, nascia, em Alegrete, o poeta que dá nome ao espaço multicultural, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. E uma série de atividades gratuitas vai celebrar a data na Casa.
 
Tem a exposição fotográfica “25 quadros de ausência”, de Dulce Helfer; a Biblioteca Infantil Lucília Minssen realiza o “Sarauzinho poético”, em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), com chá, poemas e exposição de desenhos; a Biblioteca Érico Veríssimo monta um espaço com as publicações e imagens do poeta; e a Associação dos Amigos da Casa de Cultura (AACCMQ) vai enfeitar o prédio com dois banners gigantes homenageando Quintana.
 
A fotógrafa Dulce Helfer selecionou 25 imagens que entendeu mais interessantes e expressivas de seu vasto acervo para homenagear o amigo. “O Mario ainda está muito presente em minha vida, estou sempre falando e pensando nele”, diz Dulce, garantido que a falta está na presença física, já que a espiritual está sempre por perto. A mostra será aberta às 18h, no hall do Jardim Lutzenberger e ficará exposta até 30 de agosto.
 
O “Sarauzinho poético” acontece das 14h30 às 17h, no Espaço Expositivo Sapato Florido e no hall da Biblioteca Infantil Lucília Minssen. Durante à tarde estarão expostos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do CDE, que estarão presentes no evento com roupas de época. Conduzida por “Dona Lili”, a criançada vai participar do Sarauzinho recitando versos ou poemas de Quintana. Para o ”parabéns a você”, a festa conta com a colaboração dos participantes, que estão convidados a trazer quitutes para o chá de aniversário.
 
Entrando no clima da festa, a Biblioteca Érico Veríssimo vai preparar um espaço com imagens e livros de Quintana. Entre os títulos à disposição dos associados estão “Rua dos Cataventos”, “Canções” e “Sapato Florido”, e os infantis “Pé de pilão”, Sapo Amarelo” e “Lili Inventa o Mundo”, além de publicações estrangeiras.
site mario1 M (2)
Mario Quintana - Foto: Dulce Helfer
 

Locais

Secretaria da Cultura