Banda Tum Toin Foin participa do próximo concerto da Orquestra Theatro São Pedro
Publicação:

O próximo concerto da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP), fundação da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), será no dia 25 de maio, às 20h, com a banda Tum Toin Foin e regência do maestro Evandro Matté. Os Ingressos estão disponíveis mediante 2kg de alimento, na recepção do Multipalco, das 13h30 às 18h.
A OTSP se destaca como uma das principais orquestras do Estado do RS e surge com projetos sociais, ao longo do ano, como a Orquestra Jovem Theatro São Pedro e aulas gratuitas de instrumentos para crianças e adolescentes.
O concerto tem o patrocínio da STIHL, Gerdau e Banrisul, e conta com o apoio da MBZ Advogados e AGCO Grãos e Proteína; Planejamento Cultural da Associação Pró-Música de Porto Alegre. É uma realização da Fundação Theatro São Pedro, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Sobre a Orquestra Theatro São Pedro
A OTSP foi criada em 1985 e tem como compromisso honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e Concertos Comunitários Zaffari, sob a direção artística do maestro Evandro Matté. A programação conta com solistas de renome nacional e internacional.
Sobre a banda
Em 2018, para comemorar 30 anos de carreira, Arthur de Faria resolveu juntar num novo grupo uma turma eclética de músicos vinda do rock, da música erudita, do choro/samba, da música regional gaúcha e do jazz. Batizada de Tum Toin Foin, o resultado é uma espécie de banda de câmara: um mix de rigor erudito, pegada pop e um bom espaço pra improvisar, numa música instrumental que não é exatamente música de concerto, nem jazz, nem trilha sonora, mas uma mistura de tudo. Todos os seus integrantes, dos mais jovens (na casa dos 20) aos mais velhos (já nos 60) tem projetos individuais e fortes personalidades musicais.
O primeiro álbum, Tum Toin Foin, saiu em 2022, pelo selo Audio Porto. Ainda este ano deve sair o segundo, com as gravações feitas na mesma Audio Porto para o Projeto Unimúsica. Enquanto isso, a banda preparar um novo repertório, que mistura novas composições de Arthur com arranjos para temas de compositores tão diversos quanto Radamés Gnattali, Björk, Stravinsky e Black Sabbath.
Os integrantes da banda são Erick Endres (guitarra), Bruno Vargas (baixo), Gabriel Romano (acordeon), Guenther Andreas (bateria), Adolfo Almeida Jr (fagote), Giovanni Berti (percussão), Ange Bazzani (fagote), Sabryna Faria (trombone), Miriã Farias (violino) e Arthur de Farias (arranjos).
É diretor artístico e maestro da Orquestra Theatro São Pedro, da OSPA e do Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na UFRGS, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Como convidado, já esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.
Serviço
Orquestra Theatro São Pedro
Data: 25/05
Horário: 20h
Local: Theatro São Pedro (Marechal Deodoro, s/nº - Centro Histórico/Porto Alegre)