Entregue o restauro da Igreja das Dores com financiamento por meio do Pró-cultura RS - LIC
Publicação:

Foi entregue oficialmente a restauração da paróquia Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico de Porto Alegre, em cerimônia com cerca de 400 pessoas e a presença do secretário estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo.
O projeto teve financiamento de R$ 1,6 milhão por meio do Pró-cultura RS - Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com patrocínio da Braskem. É a igreja mais antiga da cidade e levou quase 100 anos para ser erguida. Sua construção iniciou em 1807, com uma pequena capela. Em 1846 ganhou formato, mas só foi concluída em 1904. Ao final, seguiu a execução de concerto da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, e a confraternização "Pic Nic" nas escadarias da igreja com show musical e entretenimento.
A comunidade, iniciativa privada, instituições e Governo mostraram o protagonismo que se move em torno de uma ação com resultado concreto, no caso, a restauração de um patrimônio para a cidade. Para o secretário, o Governo abre mão de impostos, na ordem de R$ 1,6 milhão, abatendo 95% do tributo, para dar o retorno à própria sociedade. “Todo o recurso colocado no restauro, foi encaminhado com todo cuidado, transparência e devida prestação de contas, para reafirmar o compromisso original da aplicação do recurso”, afirma Victor Hugo.
A estrutura da edificação da Igreja das Dores já foi restaurada em anos anteriores com verba captada junto à Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS) do Estado, quando da troca de fiação e a reparação do espaço central da igreja, entre as fileiras. Está previsto ainda para etapas complementares a criação do primeiro museu sacro da Capital.