Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã encerra atividades com balanço de comemorações
Ano do bicentenário buscou estreitar laços entre RS e Alemanha, resgatando contribuições dos imigrantes para o Estado
Publicação:
![A imagem mostra diversas pessoas em torno de uma mesa em uma sala de reuniões. Em uma das estremidades da mesa, mostra uma tela formada por quatro monitores que mostram imagem de pessoas que participam por videoconferência da reunião.](/upload/recortes/202412/18152214_159897_GD.jpg)
A Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã encerrou, em reunião na manhã desta quarta-feira (18/12), as atividades comemorativas à data. Instituído pelo Decreto 56.110/2021, o grupo concentrou mais de 250 eventos em comemoração à efeméride realizados em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Entre as ações, 14 concertos especiais da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), foram promovidos com programa composto sobretudo por obras de compositores alemães.
“Nós somos o legado vivo do Bicentenário”, afirmou o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger, que coordenou a Comissão Oficial. Ele comemorou a oportunidade de resgatar a memória e a contribuição dos imigrantes alemães para a cultura e a economia do Rio Grande do Sul. Ao agradecer aos integrantes do grupo composto por 11 subcomissões temáticas, integradas por representantes de diversos setores da sociedade civil organizada e do governo do Estado, Gessinger avaliou que “mesmo em um ano desafiador para o Estado, as metas da comissão foram alcançadas com enorme sucesso”.
Cônsul da Alemanha no Rio Grande do Sul, Martina Wolf, também lembrou a catástrofe climática que exigiu adaptação nas comemorações. “A comissão conseguiu, mesmo diante das adversidades, dar um ar de visibilidade e brilho a esse ano tão especial e desafiador. É muito impressionante escutar todos os testemunhos e todas as contribuições, vamos continuar trabalhando nesse sentido no futuro”, declarou Martina.
Diretor do departamento de memória e patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn afirmou que foi um privilégio fazer parte desse momento marcante para a cultura gaúcha. “A sociedade abraçou as comemorações e tivemos a oportunidade de interagir com diferentes manifestações artísticas e culturais, que representam toda a riqueza da cultura de imigração alemã e sua contribuição para a cultura gaúcha”, concluiu.
Durante a reunião realizada em formato híbrido, mais de vinte membros da Comissão, representantes de diferentes instituições e municípios, fizeram uso da palavra e compartilharam um balanço positivo em várias frentes.
Todas as informações relacionadas ao trabalho da Comissão do Bicentenário podem ser acessadas no link. Na página, estão disponíveis notícias relacionadas a comemoração, a programação dos eventos realizados ao longo de 2024, os projetos alusivos às relações culturais entre Brasil e Alemanha e documentos, artes gráficas e outras informações relativas ao Bicentenário.
Acesse aqui a íntegra da fala de encerramento da Comissão, proferida por Rafael Gessinger.