Iecine abre inscrições para a Oficina de Montagem Cinematográfica
Publicação:

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre inscrições para a oficina Montagem Cinematográfica, do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande.
Os encontros ocorrerão virtualmente pela plataforma Zoom, de 04 a 29/07, das 9h às 12h, de segunda a sexta-feira.
A atividade será ministrada pelo montador e jornalista Alfredo Barros. Interessados podem se matricular gratuitamente neste link.
A oficina visa qualificar profissionais para o corte cinematogra?fico e também para as responsabilidades de montador, suas relac?o?es com a equipe e os processos da realizac?a?o audiovisual.
“Alfredo Barros é um dos mais experientes montadores do RS, com vasta trajetória profissional, premiações e muitas obras no currículo. Professor em diversos cursos superiores de Cinema, Alfredo apresenta uma oficina com forte apelo tecnológico, com atividades práticas que proporcionam uma verdadeira imersão na montagem audiovisual”, destaca Zeca Brito, diretor do Iecine.
Programa
Unidade 1 – História da Montagem
1.1. Os primo?rdios do cinema e as primeiras experie?ncias com o corte, as contribuic?o?es de Edwin Porter, Griffith e Me?lie?s para o surgimento do cinema narrativo
1.2. As vanguardas do cinema dos anos 20, teorias e experimentac?o?es este?ticas na montagem: Griffith, Eisenstein, Vertov, Kuleshov
1.3. A influencia das artes populares – Vaudeville, o musical, o teatro e o ra?dio
1.4. A tecnologia do corte desde a tesoura e cola ate? os softwares de edic?a?o, a transformac?a?o da meca?nica da montagem e seu impacto no ofi?cio do montador
1.5. O que faz o montador de um filme?
Unidade 2 – A Montagem e o Montador/Editor
2.1. Os conceitos de montagem - meca?nica, te?cnica e arte
2.2. A problema?tica da montagem
2.3. A fragmentac?a?o em busca de uma unidade, a arte da associac?a?o de imagens
2.4. Quem edita o filme? Cutting vs. Editting
2.5. O editor roteirista
2.6. Os 4 problemas do material filmado
2.7. Ordenac?a?o, e?nfase, ritmo e flue?ncia
2.8. As te?cnicas de raccord
2.9. O eixo e a regra dos 180o
Unidade 3 – A Mecânica da Montagem
3.1. As etapas do processo
3.2. A equipe do filme e o montador
3.3. A relac?a?o com o diretor/roteirista
3.4. As planilhas e o roteiro
3.5. O po?s-roteiro do diretor
3.6. O po?s-roteiro do continui?sta
3.7. O gerenciamento de mi?dia - proxys
3.8. Organizac?a?o do projeto de edic?a?o
3.9. Sincronizac?a?o
3.10. Tagueamento ou Bins
3.11. Pre?-selec?a?o e marcas de localizac?a?o
3.12. Verso?es de montagem e aprovac?a?o com diretor
3.13. Montagem a? dista?ncia
3.14. Uso de trilha de refere?ncia ou pre?-composic?o?es originais
3.15. Efeitos sonoros de refere?ncia
3.16. Exportac?a?o de movies de refere?ncia com Start, Bip de fim e TC aparente
3.17. Exportac?a?o de AAF e XMLs
3.18. Listas de efeitos para a po?s-produc?a?o de imagem e som
3.19. Archive, backups e seguranc?a de dados
3.20. Processos de po?s em a?udio e imagem
Unidade 4 – A Montagem e a Lógica das Imagens
4.1. A evoluc?a?o do plano
4.2. O plano para a montagem
4.3. A dramaticidade do plano
4.4. O plano como espac?o pla?stico
4.5. Unidade drama?tica da montagem
4.6. O espac?o criado pela montagem
4.7. Objetividade e subjetividade
4.8. Os tipos de cortes
4.9. O tempo criado pela montagem
4.10. Dina?mica, ritmo e ge?nero cinematogra?fico
Unidade 5 – A Montagem e os Gêneros
5.1. A montagem e a cena de ac?a?o
5.2. A montagem e a come?dia
5.3. A montagem e o drama
5.4. A montagem e o suspense
5.5. A montagem de dia?logos
5.6. A montagem-roteiro no documenta?rio
Ministrante
Alfredo Barros e? montador profissional desde 2003, além de graduado em Jornalismo pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicac?a?o Social –Fabico/UFRGS (2003) e po?s graduado em Marketing e Comunicac?a?o pela ESPM (2014). Ele trabalhou na Casa de Cinema de Porto Alegre de 1998 a 2005 como assistente de direc?a?o de Jorge Furtado, Carlos Gerbase e Ana Luiza Azevedo.
Além disso, trabalhou como assistente de montagem de Giba Assis Brasil. A partir de 2003 passou a atuar ainda como montador em curtas e longas-metragens, documenta?rios, se?ries de teledramaturgia e filmes publicita?rios. Dentre os trabalhos mais recentes foi montador da se?rie de TV Notas de Amor (Tempo Porto Alegre/RBSTV), Mulher de Fases (Casa de Cinema/HBO) e Doce de Ma?e (Casa de Cinema/TV Globo - Emmy Internacional 2015).
Entre 2016 e 2019 montou os longas-metragens Yonlu (Container/Prana), Depois do Fim (Milimmetros), Pra Ficar na Histo?ria (Epifania), Os Bravos Nunca se Calam (Verte Filmes) e O Me?todo (Tempo Porto Alegre/Canal Curta), ale?m das se?ries de TV De Carona com os Ovnis (Nebulosa/History - Pre?mio de Melhor se?rie Documenta?rio pela Rio2C, indicada na categoria Melhor Se?rie Documenta?rio do Grande Pre?mio do Cinema Brasileiro 2019) e Banalidade do Mal (Bonobo/Box).
Revelando o Rio Grande
O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.