Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac cria Núcleo de Pesquisa, Informação e Memória de Cinema

Publicação:

O diretor do Iecine, Zeca Brito, e a secretária da Cultura, Beatriz Araujo
O diretor do Iecine, Zeca Brito, e a secretária da Cultura, Beatriz Araujo - Foto: Solange Brum | Ascom Sedac

 A secreta?ria da Cultura, Beatriz Araujo, instituiu, nessa segunda-feira (19/10), a criac?a?o do Nu?cleo de Pesquisa, Informac?a?o e Memo?ria do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), com o objetivo de executar ac?o?es de pesquisa, organizac?a?o e disponibilizac?a?o de informac?o?es que orientem a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) em ac?o?es de preservac?a?o da memo?ria do cinema e do audiovisual gau?chos.

Esta?o entre suas principais atribuic?o?es, realizar ampla pesquisa que concentre as informac?o?es sobre a filmografia gau?cha, promover programac?o?es, cinematografias, debates, mostras e festivais que valorizem e recuperem a histo?ria e a trajeto?ria do audiovisual feito no RS, de prefere?ncia nas depende?ncias da Cinemateca Paulo Amorim e do Museu da Comunicação Hipo?lito Jose? da Costa (MuseCom), ou em ambientes digitais dos mesmos. Deve, ainda, criar publicac?o?es e plataformas digitais para dar visibilidade a pesquisas sobre os temas do Nu?cleo e assuntos afins, realizar parcerias com entidades do cinema sul-rio-grandense para atividades relacionadas ao tema e com instituic?o?es de pesquisa e promoc?a?o do audiovisual, tanto do Brasil quanto do exterior.

“A criac?a?o do Nu?cleo e? uma conquista importante na histo?ria do Iecine. O o?rga?o pu?blico passa, agora, a ter uma responsabilidade maior com a memo?ria e com a preservac?a?o do cinema gau?cho. O dia?logo fortalecido com a sociedade civil e a inscric?a?o histo?rica, que se fazem necessa?rios para que essa cinematografia siga viva com o passar dos anos”, declarou Zeca Brito, diretor do Iecine.

A secreta?ria Beatriz Araujo acredita que sua gesta?o ficara? marcada pela valorizac?a?o da memo?ria e do patrimo?nio. "A memo?ria imaterial, representada pelo audiovisual, os registros dos diferentes tempos e interpretac?o?es do mundo que os produtores realizaram, agora encontraram, dentro do Iecine, um espac?o adequado para sua preservac?a?o ao encontro das novas gerac?o?es”.

A portaria completa foi publicada no Dia?rio Oficial do RS, em 19 de outubro de 2020.

Secretaria da Cultura