Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Confira o que será destaque no Dia Estadual do Patrimônio Cultural nas instituições da Secretaria da Cultura

Publicação:

Patrimônio
Patrimônio
Por RAFAEL VARELA/ ASCOM SEDAC
No próximo fim de semana (17 e 18), o Estado vai celebrar, pela primeira vez, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural – uma proposta da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Em alusão à data, a Sedac propôs aos municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais, que desenvolvessem atividades culturais. Mais de 60 municípios já aderiram às atividades. A programação completa do Dia do Patrimônio, inclusive com as atividades de domingo (18) nas instituições da Sedac, você pode conferir em nosso mapa interativo
 
A data foi criada por meio do Decreto nº 54.608, de 25 de abril deste ano, e institui o Dia Estadual do Patrimônio Cultural e sua celebração no terceiro final de semana de agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural é comemorado em 17 de agosto – nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do IPHAN e diretor da instituição por 30 anos.
 
A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, pretende que esta seja a sua marca de gestão à frente da Sedac. “Certa vez me perguntaram que marca eu gostaria de deixar na cultura do Estado. Eu respondi que o Dia do Patrimônio. Nossa ideia é abrir o Palácio Piratini para as pessoas; permitir que elas possam se reconhecer em espaços do nosso patrimônio cultural.”
 
Abaixo,  alguns destaques na capital e em museus do interior
 
Palácio Piratini (sábado, 17)
 
10h15: a secretária Beatriz Araujo assina a portaria de tombamento da matriz do antigo Banco Pelotense (localizada no centro de Pelotas) e de outras três filiais do banco, situadas em Cachoeira do Sul, Rio Grande e Santana do Livramento.
 
10h20: o governador Eduardo Leite assina o Decreto de Regulamentação do Registro de Bens Culturais Imateriais do Estado. À tarde tem visita guiada no Palácio.
  
Cortejo de poemas (sábado, 17)
Instituto Estadual de Artes Cênicas / Casa de Cultura Mario Quintana / Theatro São Pedro / Teatro de Arena 
 
Saída 10h:30: interior de Palácio Piratini - Chegada 13h Casa de Cultura Mario Quintana - nossa cozinha e nossos telhados.
 
Texto: Fragmentos de Nossas Casas (Norma Vasconcellos - poetisa pelotense)
 
Instituto Estadual do Livro (sábado, 17)
André Puente, 318
 
13h30: cortejo festivo, com parte do acervo de documentos, em homenagem ao autor gaúcho Oliveira Silveira.
                 
Theatro São Pedro (sábado 17) 13h30, 15h e 16h30; (domingo 18) 10h, 11h30 e 14h
Praça Marechal Deodoro - s/nº 
 
Visita guiada para o público conferir os detalhes arquitetônicos e históricos do prédio inscrito como Patrimônio Histórico Cultural Estadual (IPHAE) e Nacional (IPHAN).
   
MARGS (sábado 17) às 14h
Praça da Alfândega - s/nº
 
Visita guiada ao Núcleo de Documentação e Pesquisa e à exposição comemorativa dos 100 anos de nascimento de Xico Stockinger, entre outras atividades.
 
 Museu Antropológico do RS (sábado 17) às 14h
(Memorial do Rio Grande do Sul - salão expositivo/ 1º andar)
 
Oficina de educação patrimonial para escolas, com tear de pente liço voltado à comunidade.
 
Museu Julio de Castilhos (sábado 17) às 14h
Rua Duque de Caxias, 1205, Centro
 
“Decifrando o Monumento a Julio de Castilhos” - visitação em grupo espontâneo com saída do Museu para Praça Marechal Deodoro e outras atividades.
 
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (sábado 17) às 14h
Rua dos Andradas, 959, Centro
 
Ação educativa – “O Passado Presente”: roteiro educativo no museu e seu entorno, explorando as dimensões estéticas, poéticas e educativas da transformação urbana no centro da capital gaúcha.
 
Espaço IPHAE Patrimônio RS (sábado 17) às 15h
Rua General Canabarro, 363, Centro
 
Roda de conversa para conhecer melhor o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, em sua sala localizada no Solar do IAB/RS, sede do Instituto de Arquitetos do Brasil  que está, também, exibindo quatro exposições de arte-pintura, escultura, foto e instalações.
   
Biblioteca Pública (sábado 17) às 16h30
Rua Riachuelo, 1190 
 
Lançamento do Livro “Hospital Psiquiátrico São Pedro: livro de visitantes”
 
Museu de Arte Contemporânea (sábado 17) às 20h
Rua dos Andradas, 736 – 6º andar Casa de Cultura Mario Quintana
 
Inauguração da exposição “Um lugar para Criar”, com 25 trabalhos de alunos do arquivo do Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE); proposta artística “Ocupações”, que consiste em uma série de quatro intervenções escultóricas.
 
OSPA – Escola de Música (domingo 18)
Avenida Cristóvão Colombo, 300, Floresta
 
10h às 17h: Aberta a visitação
   
11h45: Recital Camerata da Ospa Jovem
   
Interior
 
Museu do Carvão (sábado 17)
Rua Profª Silvana Narvaez, 61, Arroio dos Ratos 
 
Caminhada Cultural, Museu de Portas Abertas (visita guiada) – às 10h, além do Festcarbo - Festival de Teatro da Região Carbonífera, considerado o maior festival de artes cênica da região – de 12 a 17 de agosto.
 
Museu Histórico Farroupilha (sábado 17)
Rua Coronel Pedroso, 77, Piratini
 
10h: Palestras e oficinas com os quilombolas – “As vivências e ensinamentos das Benzedeiras e Parteiras’’
 
14h: Apresentações de bandas marciais, DTG Ruy Ramos e demais grupos de danças tradicionalistas.
 
 Ações Simultâneas
 
Nesta quarta (14) tem entrega de kits de livros, às 15h, na Biblioteca Publica do Estado para bibliotecas públicas municipais e comunitárias cadastradas. As publicações são resultado de doações de autores e contrapartida de obras publicadas com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS) e da Lei Rouanet.
 
Secretaria da Cultura