Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sistemas Setoriais de Cultura

Sistemas Setoriais de Cultura: São subsistemas dos sistemas de cultura que se estruturam para atender às demandas e necessidades específicas dos diversos segmentos da cultura. Deve seguir os mesmos princípios e contar com estrutura semelhante ao sistema geral, ao qual deve estar conectado, com assento e participação no conselho de política cultural. Exemplo: sistema de bibliotecas, sistema de museus, entre outros.

Sistema Estadual de Bibliotecas

O Sistema Estadual de Bibliotecas começou a ser estruturado em 1977, sendo instituído pelo decreto nº 30.947, de 24 de dezembro de 1981, com objetivo de organizar, coordenar, planejar e apoiar as bibliotecas públicas gaúchas. A Instituição tem como metas coordenar as políticas do Ministério da Cultura e do Sistema Nacional de Bibliotecas no Estado, dar orientação e assessoria ao planejamento das atividades das bibliotecas estaduais e prestar assessoria às bibliotecas públicas municipais no Rio Grande do Sul.


O Sistema Estadual de Bibliotecas públicas disponibiliza acervo aos municípios que tenham bibliotecas públicas cadastradas e ativas. A cada dois meses há kits disponíveis. Também oferece treinamento em softwares especializados na organização de acervos e sua gestão. As novas bibliotecas são acompanhadas de uma equipe, que orienta sobre todos os princípios e procedimentos recomendados pelas modernas técnicas e pela UNESCO. E estimula ainda a elevação da capacidade técnica dessas instituições, com a contratação de profissionais bibliotecários, de forma a disponibilizar aos usuários os serviços de melhor qualidade, o acervo mais adequado, técnicas atualizadas e o estabelecimento de relações de cooperação com a comunidade e as outras
instituições governamentais e não governamentais.

Coordenação: Morgana Marcon


Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas
Rua Riachuelo, 1190 - 2º andar
Porto Alegre - RS - Brasil
90010-273
Fone: (51) 3225 9426
E-mail: sebprs@gmail.com
URL: www.facebook.com/SEBPRS
URL: https://sebprs.blogspot.com



Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SEM/RS) é um órgão da Secretaria de Estado da Cultura(Sedac) do governo do Estado do Rio Grande do Sul, que visa sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por estas instituições.

A criação de sistemas no Brasil foi estimulada desde 1986, com o estabelecimento do Sistema Nacional de Museus. Em 1990 foi definida a divisão regional do Rio Grande do Sul em sete Regiões Museológicas e encaminhado projeto ao executivo estadual.
Através do Decreto nº33.791, de 21.01.91 é criado o Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul. Composto por um coordenador geral, nomeado pelo secretário da Cultura e por sete coordenadores regionais eleitos diretamente pelos representantes dos museus de cada região. O
SEM/RS propicia às instituições museológicas participarem nas respectivas sedes das atividades (reuniões, exposições, cursos) promovidas periodicamente.

Atualmente, as Regiões Museológicas encontram-se assim divididas:
1ª Região: sede Porto Alegre
2ª Região: sede Bento Gonçalves
3ª Região: sede Passo Fundo
4ª Região: sede São Luiz Gonzaga
5ª Região: sede Santa Maria
6ª Região: sede Dom Pedrito
7ª Região: sede Pelotas

Coordenação: Carine Duarte
Sistema Estadual de Museus/RS
Av. Borges de Medeiros, 1501 - 10º andar
Porto Alegre - RS - Brasil
90900-900
Fone: (51) 3288-5476
E-mail: semrsmuseus@gmail.com
Horários de atendimento: Das 08h 30 às 12h | 13h30 às 18h

Secretaria da Cultura