Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac recebe doação de ensaio de moeda produzido durante República Rio-Grandense

Peça rara vai integrar acervo do Museu Histórico Farroupilha, em Piratini

Publicação:

A secretária Beatriz Araujo recebe o ensaio de moeda Maurício Souza, da empresa Watch Trade
O exemplar em cobre com banho em prata foi emitido como teste para a unidade monetária nacional da República Rio-Grandense - Foto: Rafael Varela/Sedac
Por Ascom Sedac

Um ensaio de moeda de Peso Rio-Grandense, produzido à época da República Rio-Grandense (1836-1845), foi doado para a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) pelo pesquisador e colecionador Volnir Santos (Tche Voni). O item raro passará a integrar o acervo do Museu Histórico Farroupilha (MHF), localizado no município de Piratini. A peça foi entregue por Maurício Souza, da empresa Watch Trade, para a secretária Beatriz Araujo nessa segunda-feira (10/2). A entrega ocorreu na semana de aniversário do Museu, que completa 72 anos nesta terça-feira (11/2).

Foto do ensaio de moeda
A raridade do item está relacionada à sua antiguidade, ao seu estado de conservação e à sua integridade
Fabricado em cobre com banho em prata, o exemplar foi emitido como ensaio para a unidade monetária nacional da República Rio-Grandense. A raridade do item está relacionada à sua antiguidade, ao seu estado de conservação e à sua integridade, pois outras peças similares foram, ao longo do tempo, transformadas em botão gauchesco (acessório também conhecido como botão de guiaca). A veracidade do objeto foi autenticada pela certificadora NGC, dos Estados Unidos – clique aqui para conferir a certificação.

Agradecemos a doação de peça tão rara e valiosa. A atuação do Tche Voni em mais de 20 anos de colecionismo é algo poucas vezes visto no mundo, pois ele entrega seu tesouro ao MHF, seguindo em busca sistemática de itens valiosos que vão enriquecendo a Coleção Tche Voni do Museu, uma coleção que pertence a todos os gaúchos e que contribui decisivamente à preservação e difusão da memória da República Rio-Grandense”, destacou a secretária Beatriz Araujo.

Para a diretora do MHF, Luiza Rodrigues, a chegada desse ensaio de moeda representa “um acréscimo valioso para o acervo do Museu, pois se trata de uma peça rara que representa um momento marcante da nossa história, contribuindo não só para a preservação da memória farrapa, mas também para o enriquecimento da pesquisa e do conhecimento sobre o período”, afirmou. “Estamos felizes e honrados de integrar essa moeda à Coleção Tche Voni e agradecemos imensamente ao Tche Voni pelas doações constantes que fortalecem o nosso acervo e permitem que o público tenha acesso a esses tesouros históricos”, ressaltou a diretora.

Secretaria da Cultura