Centro de Atenção ao Turista é destaque no programa Revista RS
Atualmente, são 32 CAT's em atuação direta com 19 municípios, sendo quatro deles ativados para a alta temporada do verão
Publicação:

Informar, encantar e receber de forma qualificada os turistas em solo gaúcho. Estes são os principais objetivos do Centro de Atenção ao Turista (CAT), que foi pauta do programa Revista RS desta sexta-feira (26), transmitido pela Rádio Web Piratini.
Na entrevista, a jornalista Nara Sarmento recebeu a técnica em turismo e coordenadora dos CAT's, Siena Monte Blanco, e a turismóloga especialista em gestão pública, Débora Snel.
Os CAT's são espaços administrados pelo Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), onde os visitantes recebem, além do atendimento atencioso realizado por estagiários qualificados, material promocional gratuito, com informações de diversos atrativos do Estado, além de um mapa rodoviário do Rio Grande do Sul.
Siena destacou a importância de receber o turista de forma dedicada e qualificada. “O turista chega sabendo o que quer, com um roteiro definido. Se bem recebido, se formos capazes de encantá-lo, ele certamente retornará em outras ocasiões”, frisou.
Atualmente, são 32 CAT's em atuação direta com 19 municípios, sendo quatro deles ativados para a alta temporada do verão, localizados estrategicamente em regiões de fronteira e nos pontos turísticos de maior fluxo de visitantes. Apenas no Centro de Uruguaiana, foram atendidos mais de 105 mil turistas desde o dia 1º de janeiro de 2018.
Responsável pela capacitação dos funcionários que recebem os turistas, Débora falou da necessidade de treinamento para um serviço qualidade. “Realizamos estes treinamentos para que os funcionários estejam aptos a receber o turista, identificar o seu perfil e oferecer um serviço completo de informação. Queremos que o turista saia não apenas satisfeito, mas encantado com a recepção”, destacou.
Os treinamentos abrangem os atendentes que atuam durante todo o ano e os que serão contratados pontualmente para o verão, que somam mais de 100 pessoas capacitadas.
Estrangeiros, brasileiros e gaúchos também são orientados a baixar o Turismo RS, um aplicativo disponível para smartphones com sistemas Android e iOS que reúne todo o material sobre eventos, roteiros e destinos do Estado.
Para conferir a lista completa e localização dos Centros de Atenção ao Turista (CAT), acesse: http://sedactel.rs.gov.br/cats