Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Oficinas de criação e construção de projetos cênicos são enfoque no LabMultipalco em abril

Felipe de Assis e Nara Lúcia Maia dão continuidade às ações formativas do projeto

Publicação:

LabMultipalco 1
As oficinas oferecem aos artistas, produtores e grupos ferramentas práticas de organização - Foto: Rogério Alves
Por Ascom | Ieacen Edição: Silvia Martins | Ascom sedac

O LabMultipalco promove, no mês de abril, duas oficinas voltadas para a criação e desenvolvimento de projetos nas artes cênicas. A primeira, intitulada "Planejamento de Carreira - Estratégias para Organizar Desejos e Circular Trabalhos em Contextos Nacionais e Internacionais", será realizada de 8 a 11 de abril no Complexo Multipalco do Theatro São Pedro, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O LabMultipalco é um projeto do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e da Fundação Teatro São Pedro (FTSP), em parceria com o Sesc/RS.

Felipe de Assis
Felipe de Assis é gestor, pesquisador, curador e artista de cena - Foto: Arquivo pessoal

As inscrições para esta oficina, ministrada por Felipe de Assis, renomado gestor, pesquisador, curador e artista de cena, já estão abertas. O objetivo é fornecer aos artistas, produtores e grupos ferramentas práticas de organização, capacitando-os a entender como obras e serviços circulam no mercado artístico nacional e internacional, com módulos que abordarão o sistema da arte, estratégias de distribuição, criação de redes e a elaboração de projetos integrados a um plano de carreira. 

LabMultipalco    Nara Lúcia Maia  3 jpeg
Nara Lúcia Maia é reconhecida iluminadora de inúmeros espetáculos teatrais - Foto: Arquivo pessoal
Já nos dias 15 e 16 de abril, será realizada a oficina "Fundamentos em Iluminação Cênica", ministrada por Nara Lúcia Mara, reconhecida iluminadora de diversos espetáculos teatrais. As inscrições para esta oficina estarão abertas a partir do dia 02 de abril, às 14h. O curso oferece uma visão abrangente sobre o universo da iluminação cênica, desde o estudo das cores até a compreensão da fisiologia do olho humano. Os participantes terão a oportunidade de conhecer os equipamentos mais utilizados, aprender sobre o sistema de refletores e o funcionamento das mesas de luz, além de abordar a elaboração de mapas de montagem detalhados e roteiros de operação de luz. 

Ambas as oficinas são gratuitas, e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponível no link.

Sobre o LabMultipalco 

O LabMultipalco é um projeto de políticas públicas desenvolvido para a ocupação descentralizada do Complexo Multipalco do Theatro São Pedro e fornecimento de eixo formativo para as artes cênicas gaúchas. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e da Fundação Teatro São Pedro (FTSP), em parceria com o Sesc/RS. O Complexo Multipalco Eva Sopher fica anexo ao Theatro São Pedro, na Praça Mal. Deodoro, s/ nº, Centro Histórico, em Porto Alegre. Para mais informações sobre as oficinas, estão à disposição o telefone (51) 3227-5100 - ramal 204, o WhatsApp (51) 98409-9764 e o e-mail: ieacen@sedac.rs.gov.br   

Serviço

Planejamento de Carreira - Estratégias para Organizar Desejos e Circular Trabalhos em Contextos Nacionais e Internacionais 

Felipe de Assis (Bahia)  

Datas: 8, 9, 10 e 11/04
Horário: 18h às 22h 
Local: Sala de Oficina do Multipalco Eva Sopher
Carga horária: 16 horas, 100% presencial 
Vagas: 20 participantes  
Inscrição: via formulário no link

Fundamentos em Iluminação Cênica 

Nara Lúcia Maia (Rio Grande do Sul)  

Datas: 15 e 16/04
Horário: 14h às 20h 
Local: Teatro Oficina Olga Reverbel, no Complexo Multipalco Eva Sopher
Carga horária: 12 horas, 100% presencial 
Vagas: 18 participantes 
Inscrição: a partir de 02 de abril, no formulário disponível no link

Secretaria da Cultura