Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Escola de Música da OSPA tem vagas gratuitas para aulas de instrumentos e coro

Inscrições para o segundo semestre de 2023 começam no dia 05 de junho

Publicação:

28 05   Concerto da OSPA Jovem   por Leonel Jacques 12 (1)
Concerto da OSPA Jovem - Foto: Leonel Jacques
Por Ascom | OSPA

Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), vai iniciar a seleção de novos estudantes para o segundo semestre de 2023. Serão abertas 83 vagas para estudar, de forma gratuita, diversos instrumentos musicais, integrar a orquestra jovem da escola ou praticar o canto em coro. As inscrições começam ao meio-dia de segunda-feira (05) e se estendem até às 18h de sexta-feira (16), por meio de um formulário que será disponibilizado na seção da escola do site da OSPA

A escola da OSPA oferece aos alunos a oportunidade de aprender com músicos profissionais que integram a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Para o segundo semestre haverá vagas para nove instrumentos: violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo, oboé, clarinete, fagote, trompa e percussão. Os interessados devem ter idade mínima de oito anos e possuir o instrumento pertinente à vaga.

05 05 Escola da OSPA na Comunidade @ Santa Casa por Vitória Proença 1
Escola da OSPA na Comunidade @Santa Casa - Foto: Vitória Proença - Ascom OSPA

Além disso, os candidatos podem se inscrever para o Coro Infantojuvenil (08 a 12 anos) ou o Coro Jovem (13 a 20 anos). A OSPA Jovem, formada por estudantes, tem vagas abertas para 1º violino, viola, violoncelo, contrabaixo, fagote, teclado e harpa. Para integrar o conjunto, os candidatos precisam ter mais de 14 anos.

As aulas são ministradas na Casa da OSPA (Av. Borges de Medeiros, 1.501) e no Palacinho (Av. Cristóvão Colombo, 300), em Porto Alegre, e são divididas nos períodos da manhã, tarde e noite. Haverá oportunidades para pessoas de baixa renda e com deficiência. Para todas as modalidades, é necessário estar matriculado no ensino regular ou ter concluído o ensino médio. As informações completas sobre a seleção estão disponíveis em edital, disponível no site da OSPA

2022 09 22 CoroJovemdaOSPAnoMemorialRS Créditos LeonelJacques (16)
Sobre a Escola de Música da OSPA

Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. A instituição promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a OSPA estudaram na instituição, bem como músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. 

Hoje a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende em torno de 270 alunos no Palacinho – Palácio do Vice-Governador (Avenida Cristóvão Colombo, 300). Todos os professores são instrumentistas da OSPA. A instituição é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. 

Escola de Música da OSPA – Vagas para o segundo semestre de 2023

Inscrições, matrículas e aulas gratuitas

Período de inscrições: das 12h do dia 05 de junho às 18h do dia 16 de junho
Edital: no link
Ficha de inscrição :no link

Secretaria da Cultura