Coro Sinfônico da Ospa abre inscrições para novos cantores
Candidatos devem se inscrever até 26 de fevereiro no processo seletivo, dividido em duas etapas
Publicação:

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), abre as portas para novos talentos vocais que desejam integrar o Coro Sinfônico da Ospa, um dos mais renomados grupos corais do Estado. As inscrições estão abertas até o dia 26 de fevereiro. O candidato deve ficar atento ao edital, que explica todos os passos da inscrição, da fase on-line à presencial.
Na primeira etapa do processo, cantores de todos os naipes podem se candidatar preenchendo um formulário on-line e enviando um vídeo interpretando a peça "Ave Verum Corpus", de W. A. Mozart. A partitura está disponível aqui. No vídeo, o candidato deve se apresentar, informando nome e naipe vocal, e em seguida executar a linha melódica da peça selecionada, podendo ou não ser acompanhado instrumentalmente.
Aqueles que avançarem para a próxima etapa serão notificados por e-mail para comparecerem as audições presenciais, que ocorrerão nos dias 5 e 6 de março e serão divididas em cinco partes: um teste teórico-musical, no qual os candidatos responderão questões de teoria musical; uma avaliação de extensão e qualidade vocal; a execução de uma peça de livre escolha; a execução de um trecho específico do primeiro movimento do Moteto Jesu, meine Freude BWV 227, de Johann Sebastian Bach, com acompanhamento de piano; e, por fim, a leitura de solfejo à primeira vista.
A avaliação será realizada por uma banca examinadora composta por profissionais da Ospa. Para aprovação, o candidato deve atingir média mínima de 6,0 em cada etapa. São pré-requisitos ter idade mínima de 18 anos, boa voz, afinação, ritmo, experiência em canto coral, conhecimento teórico-musical e disponibilidade para ensaios e apresentações. O resultado final será divulgado no site da Ospa até 7 de março, com possibilidade de recurso até 10 de março, e o resultado definitivo será publicado até 11 de março.
Sobre o Coro
Para a temporada de 2025, o Coro Sinfônico da Ospa promete emocionantes interpretações de grandes obras, incluindo "Gloria" e "Dixit Dominus", de Antonio Vivaldi, e “Requiem”, de Gabriel Fauré, dentre outras obras clássicas, além de concertos populares e performances independentes. Os ensaios começam no dia 12 de março e ocorrem das 19h30 às 22h, na Casa da Ospa, situada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. Vozes agudas ensaiam nas noites de segundas e quartas-feiras, enquanto vozes graves ensaiam nas terças e quartas-feiras.
Composto por cantores dedicados à arte do canto coral-sinfônico, o Coro Sinfônico da Ospa é referência no cenário musical gaúcho. Além de marcar presença na programação oficial da Ospa, o grupo realiza concertos à capela em diversas cidades do Estado e colabora com outras orquestras e grupos instrumentais. O repertório do coro abrange obras de mestres como Aguiar, Bach, Beethoven, Bizet, Borodin, Brahms, Gounod, Händel, Haydn, Mahler, Mendelssohn-Bartholdy, Mignone, Mozart, Mussorgsky, Orff, Prokofiev, Puccini, Rachmaninoff, Rimsky-Korsakov, Santoro, Stravinsky, Tchaikovsky, Verdi, Villa-Lobos e Vivaldi. A equipe artística do coro é liderada pelo maestro Diego Schuck Biasibetti, contando com a professora de canto Elisa Machado e o pianista Eduardo Knob.
Serviço
Inscrições para novos cantores do Coro Sinfônico da Ospa
Até 26 de fevereiro, por meio deste formulário eletrônico
Acesse aqui o edital
Mais informações pelo e-mail ospacoro@gmail.com