Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac abre inscrições para o Prêmio Iecine/Primavera Gaúcha

Publicação:

Inscrições vão até janeiro
Inscrições vão até janeiro

Nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, a Secretaria da Cultura do RS (Sedac) abriu as inscrições para o edital do Concurso Prêmio Iecine/Primavera Gaúcha – Participação em Festivais e Mercados.

O edital tem por objetivo viabilizar a participação de empresas produtoras audiovisuais do Rio Grande do Sul em festivais, laboratórios e mercados audiovisuais, fomentando a inclusão de profissionais do setor nesses eventos por meio do repasse de recursos financeiros. As inscrições vão até o dia 24 de janeiro de 2022.

Serão selecionados 20 projetos, cabendo a cada um o valor de R$ 6.775,00 (seis mil, setecentos e setenta e cinco reais). Os projetos deverão ser cadastrados exclusivamente na página do Pró-cultura,  entre dezembro deste ano e janeiro de 2022.

Ao destacar a importância desta ação, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, lembra que o audiovisual é um importante produto de exportação do Rio Grande do Sul. “Nossa cultura, nossas paisagens e nossas histórias têm potencial de conquistar diferentes públicos, atrair novos investimentos para nosso território e levar nossa identidade e valores para o mundo".

O investimento total é de R$ 135,5 mil (centro e trinta e cinco mil e quinhentos reais), em convênio com o Ministério do Turismo, a partir de emenda parlamentar do deputado federal Ubiratan Sanderson, do PSL. “Estamos atendendo a uma antiga demanda do setor, que busca participar dos grandes ambientes de comercialização. Essas oportunidades, muitas vezes, estão fora do país, e o programa Primavera Gaúcha tem essa intenção, investir no potencial internacional de nossos conteúdos”, afirma o diretor do Iecine, Zeca Brito.

O edital está disponível no site do Pró-cultura.

Secretaria da Cultura