Cinemateca Paulo Amorim apresenta sessões especiais no Goethe-Institut
Instituição da Sedac está temporariamente fechada devido ao alagamento na CCMQ
Publicação:

A Cinemateca Paulo Amorim (CPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), vai apresentar uma programação de filmes em parceria com o Goethe-Institut, em Porto Alegre. A primeira produção exibida será o documentário “Verissimo”, na próxima sexta-feira (21/6) (detalhes abaixo).
Devido ao fechamento temporário da CPA, o Goethe-Institut disponibilizou a estrutura de seu auditório para a realização de exibições semanais, propostas pela curadoria da Cinemateca. Localizada na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a CPA sofreu diversos danos causados pela enchente de maio.
“Com essas sessões especiais, queremos nos reencontrar com nossos frequentadores em seu ambiente preferido: a sala de cinema. Somos muito gratos ao Goethe-Institut por nos receber durante esse período em que nosso espaço físico está temporariamente fechado. Futuramente, essa parceria deverá gerar outros projetos e programações em benefício do público”, destaca Mônica Kanitz, curadora da Cinemateca.
Para o diretor do Goethe-Institut, Stephan Hoffmann, receber a CPA é um ato de solidariedade cultural após as enchentes: “consideramos fundamental agir de forma solidária em tempos difíceis e possibilitar esse espaço para a continuidade do importante trabalho cultural desenvolvido pela Cinemateca", destaca.
As sessões serão realizadas nas noites de sexta-feira, sempre às 19h, e priorizarão títulos que tiveram poucas exibições ou não receberam espaço nos cinemas de Porto Alegre devido ao evento climático. Os ingressos terão preço único de R$ 16,00 e poderão ser adquiridos somente via Pix (no local ou de forma antecipada).
O filme de abertura da programação, o documentário “Verissimo”, de Angelo Defanti, acompanha a rotina do escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo às vésperas dos seus 80 anos. “Verissimo” era um dos longas programados na CPA na semana da enchente e teve apenas duas exibições. Outros títulos confirmados nas sessões do Goethe-Institut são “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral, e “A Filha do Palhaço”, de Pedro Diogenes.
Serviço
Sessões especiais da Cinemateca Paulo Amorim no auditório do Goethe-Institut
Primeira exibição na sexta-feira (21/6), às 19h, com “Verissimo”
Av. 24 de Outubro, 112, Porto Alegre
Ingressos a R$ 16,00 (preço único) – podem ser comprados pela chave Pix 91.343.103/0001-00 (no local ou antecipadamente)