Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Inscrições para o Autor Presente 2020 são prorrogadas até 26/10

Edição deste ano terá foco em municípios com alto índice de violência

Publicação:

arte Autor Presente 01
Inscrições começam dia 18/9
Foram prorrogadas até 26/10 as inscrições para o Autor Presente 2020. O projeto do Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), constitui-se na realização de encontros entre escritores credenciados junto ao IEL e alunos das escolas da rede pública estadual de ensino.
 
Nesses encontros, os autores credenciados realizam palestras abordando uma ou mais de suas obras, destinadas ao público-alvo definido por cada escola, sendo que os alunos participantes da ação deverão ler previamente cada obra a ser apresentada, dentro do projeto de leitura desenvolvido pela escola.

Municípios

A iniciativa terá foco nas escolas pertencentes ao RS Seguro - Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública, criado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que busca soluções para a melhoria contínua dos indicadores de criminalidade. O Autor Presente propõe  a promoção de 30 palestras nos municípios de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Cachoeirinha, Capão da Canoa, Cruz Alta, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Farroupilha, Ijuí, Guaíba, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí e Viamão.

Também serão contempladas 60 vagas em Escolas Estaduais em todas as regiões funcionais do Estado.

Novidades

A edição deste ano conta com algumas mudanças. A primeira, observa as recomendações de distanciamento social. Por isso, os encontros serão virtuais, promovidos por meio da plataforma disponibilizada pela Seduc, e com a aquisição e leitura de  livros digitais. Haverá, ainda, ampliação do número de encontros de 60 para 90, sendo que 30 vagas serão reservadas para escolas pertencentes ao programa RS Seguro.


Inscrições

As inscrições das escolas serão feitas por meio de formulário eletrônico, disponível a partir do dia 18 de setembro, às 14h30min, até o dia 26 de outubro, às 23h59min, no blog ielrs.blogspot.com.br. Confira no link abaixo o regulamento completo do projeto.

Mais informações

E-mail: autorpresente@gmail.com

Regulamento: Regulamento Projeto autor presente

Autor Presente

Organizado pelo IEL desde 1972, o Projeto Autor Presente caracteriza-se por promover e incentivar a leitura e a literatura gaúcha a partir de encontros entre escritores e o público, principalmente em escolas da rede pública estadual, bibliotecas públicas e comunitárias e entidades de assistência social.

Secretaria da Cultura