Museu Farroupilha é reaberto em Triunfo

Reabertura do Museu Farroupilha em Triunfo Foto Rafael Varela (6)
Reabertura aconteceu nesta sexta-feira (24) - Foto: Rafael Varela | Ascom Sedac
Por Ariel Lopes | Ascom Sedac

Um importante lugar de preservação da memória gaúcha em Triunfo volta a receber o público. Na manhã desta sexta-feira (24), o Museu Farroupilha foi reaberto oficialmente. A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participou do evento.

Fechada em 2009 e interditada em 2012, a instituição foi restaurada com recursos de emenda parlamentar do senador Lasier Martins e recursos municipais.

O ato também contou com a presença do secretário de Turismo, Raphael Ayub, do prefeito de Triunfo, Murilo Machado Silva, do vice-prefeito, Gaspar Martins dos Santos, do secretário de Turismo e Cultura do município, Rogério Antonio Pisetta, do senador Lasier Martins, entre outras autoridades.

Reabertura do Museu Farroupilha em Triunfo Foto Rafael Varela (7)
Beatriz Araujo em discurso aos presentes - Foto: Rafael Varela | Ascom Sedac

Beatriz salientou a importância dos prefeitos destinarem verbas de emendas parlamentares para fomentar a cultura do município, proporcionando ações como a reforma do Museu Farroupilha. “É como se estivéssemos reabrindo as portas para a cidadania. É celebrar a nossa história, respeitar os feitos dos nossos antepassados e permitir que jovens, como os que hoje estão à frente do Museu Farroupilha, possam conhecer tudo o que passou na nossa terra e como os gaúchos fizeram e fazem a riqueza do nosso estado, a nossa diversidade”, apontou.

A secretária também ressaltou o olhar atento do governo do Estado à cultura e à economia criativa, especialmente com o programa Avançar na Cultura, que destina R$ 112 milhões para o setor. “É o maior investimento da história recente do Rio Grande do Sul, recuperando e restaurando todas as instituições da Sedac, entre as quais o Museu Arqueológico, em Taquara, fechado há mais de doze anos e que iremos reabrir. O respeito à cultura é visto pelos investimentos feitos, são ações que nos dão muito orgulho.”

Na ocasião, também houve a assinatura da Lei de Inventário de Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Paisagístico de Triunfo.

Cultura farroupilha

Reabertura do Museu Farroupilha em Triunfo Foto Rafael Varela (1)
Fachada do Museu Farroupilha - Foto: Rafael Varela | Ascom Sedac

O Museu Farroupilha é sediado em um dos principais pontos turísticos de Triunfo, na casa que pertenceu à família do general Bento Gonçalves – patrimônio histórico tombado em nível federal. Seu acervo, composto principalmente por peças relacionadas à Revolução Farroupilha (1835-1845), foi formado a partir da coleção privada de José Luiz de Freitas. Atualmente, o conjunto conta com armas, artefatos indígenas, mobiliário, objetos de decoração antigos e outros itens doados pela comunidade.

A história da instituição começa em 1950, quando Freitas organizou e expôs publicamente sua coleção privada. Em 1971, o acervo foi doado ao município de Triunfo, resultando na criação do museu público.