Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Resultado do concurso 50 Poesias e Textos sobre o Cinquentenário do 20 de Novembro sai na próxima sexta-feira

Publicação:

Produções textuais escolhidas farão parte do livro “Cinquentenário do 20 de Novembro em Textos”
Produções textuais escolhidas farão parte do livro “Cinquentenário do 20 de Novembro em Textos”

Os vencedores do concurso 50 Poesias e Textos sobre o Cinquentenário do 20 de Novembro serão conhecidos na próxima sexta-feira (12/11). O anúncio estava programado para hoje (10), mas precisou ser adiado para concluir a análise de todos os textos inscritos.

A atividade, que integra as comemorações pelos 50 anos da criação do Dia da Consciência Negra, selecionará poesias, poemas e outras formas de texto que tenham como tema o Cinquentenário do 20 de Novembro ou questões relacionadas à data. As inscrições ocorreram entre 21 e 31 de outubro.

Como premiação, as 50 produções textuais escolhidas farão parte do livro “Cinquentenário do 20 de Novembro em Textos”. O lançamento da obra deve ocorrer ainda em 2021.

Sobre o Cinquentenário

Entendendo a relevância do trabalho de Oliveira Silveira para o desenvolvimento social e cultural do RS, o governador Eduardo Leite acolheu a demanda da militância negra gaúcha e decretou que 2021 é, oficialmente, o Ano do Cinquentenário do 20 de Novembro. A data foi criada por ativistas negros que integravam o Grupo Palmares, em Porto Alegre, para contrapor as celebrações do 13 de maio, em 1971.

A partir desse ato, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) se junta aos movimentos sociais e à sociedade civil para celebrar a data. Estão previstas celebrações, eventos e atividades culturais até 20 de novembro. O decreto foi assinado no Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, uma alternativa à data em que foi assinada a Lei Áurea.

Secretaria da Cultura