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Fagote, trombone e piano são destaques de recital gratuito na Casa da Ospa no domingo

Músicos se dividem em três formações para apresentar obras do período Barroco ao Contemporâneo

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Trombonista José Milton Vieira   Credito   Leandro Rodrigues, divulgação OSPA
Trombonista José Milton Vieira participará do 6º recital da série Música de Câmara em 2023 - Foto: Leandro Rodrigues
Por Ascom | OSPA

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), apresentará, no domingo, 6 de agosto, o 6º recital da série Música de Câmara em 2023. A programação reúne obras para fagote, trombone e piano. Os músicos da OSPA, José Milton Vieira e Sabryna Pinheiro de Faria, interpretam, em duo, transcrições para trombone de estudos para clavicórdio de G. F. Telemann. A fagotista da OSPA, Ange Bazzani, e o pianista convidado, Paulo Bergmann, apresentam obras aclamadas de Saint-Saëns e Villa-Lobos. Paulo também se junta a José Milton para executar composições originais para trombone e piano. A entrada é franca e por ordem de chegada.

A dupla José Milton e Sabryna apresenta transcrições para trombone realizadas a partir de obras de Georg Philipp Telemann (1681–1767) para clavicórdio, instrumento semelhante ao cravo, utilizado principalmente nos períodos Barroco e Clássico. O repertório contempla Fantasia para Clavicórdio nº 2, o movimento Passacaille de Suíte-Abertura, TWV 55:D18, e Sonata Canônica nº 1. José Milton destaca a relevância dessas adaptações para trombone. “Além do desafio técnico, essas transcrições funcionam como uma forma de os trombonistas terem contato com a música barroca, período em que o instrumento quase não foi contemplado com obras originais.” 

Fagotista Ange Bazzani   Credito   Leandro Rodrigues, divulgação OSPA
Ange Bazzani, fagotista - Foto: Leandro Rodrigues
Logo depois, a fagotista Ange Bazzani e o pianista Paulo Bergmann interpretam uma das mais renomadas obras para fagote – a Sonata para Fagote e Piano em Sol Maior, Op. 168, um dos últimos trabalhos do grande compositor francês Camille Saint-Saëns (1835–1921). A peça foi um dos esforços do compositor para expandir o repertório solo de instrumentos que não costumavam ser considerados para tal destaque. A dupla retorna para apresentar Ciranda das Sete Notas, do brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887–1959). A obra possui, originalmente, acompanhamento de uma pequena orquestra de cordas. Villa-Lobos escreveu a peça explorando ao máximo as capacidades técnicas e sonoras do fagote, instrumento com o som mais grave da família dos sopros de madeira.

Nesse recital, o pianista Paulo Bergmann se junta a José Milton para apresentar também obras originais para trombone e piano. De Fernando Deddos (1983), compositor e eufonista brasileiro, o programa inclui Modinha de Infância. Do compositor, pianista e maestro francês Jean-Michel Defaye (1932), os músicos executam À La Manière de Schumann, parte de uma série em que o compositor homenageia grandes nomes da música.

Na parte final do recital, o duo ainda retorna para interpretar Deux Danses. José Milton destaca o aspecto contrastante dessa obra de dois movimentos de Defaye. “A Dança Sacra tem o lirismo como base dominante em todo movimento, com linhas melódicas que lembram uma balada de jazz. O segundo movimento, Dança Profana, é extremamente rítmico e foi baseado no carnaval brasileiro da década de 1950.”

Série Música de Câmara

A série foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Essa é a 6ª edição na temporada 2023.

Serviço

Recital da série Música de Câmara – À Maneira de Fagote, Trombone e Piano

Quando: 06/08
Horário: 18h
Local: Sala de Recitais da Casa da Ospa (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
Ingressos: entrada franca

 

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