Ópera Estúdio abre inscrições para 16 vagas
Curso voltado a cantores líricos e pianistas é uma parceria cultural entre OSPA, CORS e FTSP
Publicação:

Depois de duas edições bem-sucedidas que ofereceram aulas gratuitas para dezenas de artistas, o Ópera Estúdio - Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores está de volta com novidades. Neste ano, serão disponibilizadas 16 vagas para alunos de canto e piano, além de 5 vagas para suplentes. O período de inscrições começa nesta quarta-feira (03) e se estende até 05 de maio, no site ospa.rs.gov.br/opera-estudio, onde já está disponível o edital com todas as informações. A terceira edição do projeto, que visa promover a arte da ópera no Rio Grande do Sul, é realizada pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria cultural com a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e a Fundação Theatro São Pedro (FTSP).
Após seleção por audições, os candidatos aprovados terão aulas de setembro a dezembro deste ano na Casa da OSPA e no Complexo Theatro São Pedro e Multipalco. Através de aulas regulares, workshops e masterclasses, eles serão instruídos sobre canto, repertório, expressão corporal, cênica, entre outros temas. Além disso, terão a oportunidade de compartilhar o aprendizado em três apresentações abertas ao público: o recital "A Voz em Conjunto", o espetáculo cênico "Puccini e a Essência Lírica" e a montagem completa da ópera "Gianni Schicchi", de Giacomo Puccini. Os alunos receberão cachê por cada apresentação.
Desde a primeira edição em 2022, o Ópera Estúdio tem oferecido aulas gratuitas para cantores líricos que buscam se profissionalizar. O quadro docente inclui algumas das maiores referências da música no Brasil, tornando o projeto único no país. Em 2024, a equipe de professores conta com Eiko Senda, Flávio Leite, Sérgio Sisto, Carlota Albuquerque e o pianista correpetidor Patrick Menuzzi. Para os módulos intensivos, foram selecionados Vitor Philomeno, João Guilherme Ripper, Julianna Santos e Cristine Guse. O compositor e professor Celso Loureiro Chaves fará uma aula inaugural sobre Puccini, em homenagem aos 200 anos de seu nascimento.
A coordenação geral do Ópera Estúdio 2024 é de responsabilidade do diretor artístico da OSPA, Evandro Matté. Além de professor, Flávio Leite atua como diretor pedagógico do projeto.
Serviço
Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores
Inscrições, matrículas e aulas gratuitas
Período de inscrições: de 3 de abril até 5 de maio de 2024, em ospa.rs.gov.br/opera-estudio.
Período letivo: de 9 de setembro até dezembro, na Casa da OSPA e no Complexo Theatro São Pedro e Multipalco
Mais informações no edital disponível em: ospa.rs.gov.br/opera-estudio e pelo e-mail atendimento.ospa@gmail.com
*Além de preencher a ficha de inscrição, os candidatos devem anexar currículo e carta de intenção. Cantores devem gravar duas árias de ópera em idiomas diferentes; pianistas devem gravar uma Fuga a 4 Vozes de Bach e um trecho de ópera tocando e cantando ao mesmo tempo
Disciplinas Regulares Semanais
Canto: aulas individuais abordando os cinco pilares da técnica vocal: postura, respiração, emissão, articulação e ressonância. Professores: Eiko Senda e Flávio Leite
Preparação, Consciência e Expressão Corporal e Cênica: aulas coletivas de preparação corporal, com base em técnicas diversas de percepção, sensibilização, improvisação e expressão corporal Professora: Carlota Albuquerque
Correpetição: estudo individual dos papeis operísticos, conjuntos e coros. Professores: Sérgio Sisto e Eiko Senda
Módulos Intensivos com professores convidados – Palestras e Workshops
Aula inaugural Puccini/Trittico/Gianni Schicchi: Celso Loureiro Chaves
Preparação de repertório e práticas profissionais: Vitor Philomeno
Workshop “O cantor-ator”: Cristine Guse
Interpretação e experiência cênica para cantores: Julianna Santos
A ópera brasileira contemporânea/ Relação compositor-intérprete: João Guilherme Ripper
Ficha Técnica Ópera Estúdio
Direção Pedagógica: Flávio Leite
Produtora: Brenda Knevitz
Professores regulares: Flávio Leite, Eiko Senda, Carlota Albuquerque e Sérgio Sisto
Professores convidados: Celso Loureiro Chaves, Vitor Philomeno, Cristine Guse, Julianna Santos e João Guilherme Ripper
Pianista da Classe de Canto e Correpetidor: Patrick Menuzzi