Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Reformada após enchente, Sala Paulo Amorim reabre nesta sexta (4)

Espaço localizado na Casa de Cultura Mario Quintana é uma das três salas da Cinemateca Paulo Amorim

Publicação:

A imagem mostra as novas poltronas da Sala Paulo Amorim
Uma das melhorias foi a substituição de todas as poltronas perdidas com o alagamento - Foto: Bruna Haas
Por Ascom Cinemateca | Edição: Douglas Carvalho / Ascom Sedac

A Sala Paulo Amorim retomará a sua programação de filmes nesta sexta-feira (4/10), após um período de recuperação de danos causados pela enchente de maio. Essa é a segunda de três salas da Cinemateca Paulo Amorim – instituição vinculada ao Instituto Estadual do Cinema (Iecine), da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) – que reabre ao público. A Sala Eduardo Hirtz voltou ao funcionamento em agosto, e a Norberto Lubisco segue em obras.

A programação de reabertura tem como destaque a estreia do filme “Até que a música pare”, da diretora gaúcha Cristiane Oliveira, e a pré-estreia do longa francês “Inverno em Paris”, de Christophe Honoré. Também estarão em cartaz a animação italiana “Proibido a cães e italianos”, de Alain Ughetto, e “Um silêncio”, do belga Joachim Lafosse. Mais abaixo, confira as datas e os horários de exibição.

Obras de recuperação e melhorias

Localizada no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a Sala Paulo Amorim está reabrindo com diversas melhorias. A principal delas é a substituição de todas as poltronas perdidas com os alagamentos, bem como o revestimento em carpete do piso. 

Os carpetes das paredes e o sistema de ar-condicionado passaram por higienização completa. Já os banheiros e o ambiente da recepção foram reformados e pintados. Os sistemas de sonorização e projeção, embora não tenham sido atingidos, receberam cuidadosa revisão técnica, e o palco da sala, perdido na enchente, será substituído em breve.

As obras da Cinemateca contam com patrocínio do Banrisul, por meio do programa Banrisul Reconstruir RS, que destina recursos para a recuperação da CCMQ. As poltronas foram adquiridas por meio de um convênio federal, proveniente de emendas parlamentares do senador Luiz Carlos Heinze, do ex-senador Lasier Martins e do deputado federal Pompeo de Mattos.

“Com a reabertura da Paulo Amorim, poderemos ampliar a oferta de filmes e estreitar ainda mais os laços com o nosso público frequentador. A receptividade à reabertura da Sala Eduardo Hirtz, em agosto, foi imensa. Desde então, tivemos muitas sessões lotadas e percebemos o carinho das pessoas para com o cinema e toda a Casa de Cultura. A equipe da Cinemateca está muito feliz com mais essa conquista”, avalia a coordenadora e curadora da Cinemateca Paulo Amorim, Mônica Kanitz. 


Serviço

Reabertura da Sala Paulo Amorim, na Cinemateca Paulo Amorim

Programação de 4 a 9/10 (não há exibição na segunda-feira, 7/10):

- “Até que a música pare”, de Cristiane Oliveira – todos os dias, às 17h

- “Inverno em Paris”, de Christophe Honoré – somente no sábado (5/10), às 19h

- “Proibido a cães e italianos”, de Alain Ughetto – todos os dias, às 15h

- “Um silêncio”, de Joachim Lafosse – nos dias 4, 6, 8 e 9/10, às 19h

Secretaria da Cultura