Clube de Leitura BPE promove debate sobre a obra "Úrsula", de Maria Firmina dos Reis
Encontro promove a reflexão sobre a literatura de autoria negra
Publicação:

No dia 21 de junho, às 17h, o Clube de Leitura da Biblioteca Pública do Estado (BPE), uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresentará a educadora e pesquisadora Ana dos Santos para debater uma obra de Maria Firmina dos Reis (1822-1917), considerada a primeira romancista negra do Brasil.
A conversa será sobre o romance “Úrsula”. Para participar do encontro, é necessária a leitura da obra, que está disponível no Setor de Empréstimo da BPE e também na plataforma online no link. Qualquer pessoa pode participar de forma gratuita.
A fim de incentivar a leitura e a reflexão da obra de Maria Firmina, bem como o conhecimento e divulgação dessa autora tão relevante, o Clube de Leitura BPE terá uma convidada externa especializada no tema para conduzir o debate. Trata-se da poetisa, educadora e pesquisadora, Ana dos Santos.
Os encontros do Clube de Leitura BPE debatem obras relevantes à história e cultura do universo literário. No dia do evento, a equipe da BPE fará uma apresentação da vida e da obra da autora no Salão Mourisco, seguida de um bate-papo com o público. Informações e inscrições pelo e-mail bpe.acervors@gmail.com.

Sobre a autora
Maria Firmina dos Reis nasceu no Maranhão em 1822. Seu contato com a literatura começou ainda na infância, quando foi morar com uma tia de melhores condições sociais e conviveu com pessoas ligadas à área da cultura. Em 1847, iniciou a carreira de professora, após passar num concurso, fato que possibilitou o desenvolvimento da carreira de escritora e garantiu à autora espaço e respeito para abordar temas abolicionistas em sua obra.
O seu primeiro romance, “Úrsula”, lançado em 1859, conta a história de amor entre os jovens Tancredo e Úrsula, tendo como antagonistas Túlio e Suzana, dois escravizados que contam suas histórias de vida, desde a captura em território africano, a separação da família e as dificuldades e violências sofridas a partir disso. É considerado um romance de denúncia, que inaugura a voz dos escravizados na literatura brasileira.
Sobre a convidada
Ana dos Santos é filha da filósofa Iolanda e mãe do menino Guilherme. Poetisa desde a infância, educadora por vocação e pesquisadora de Literaturas Afrodiáspóricas. Entre diversas obras, publicou “Flor”, “Poerotisa” e “Pequenos Grandes Lábios Negros”. É uma narradora urbana digital, apresentadora de poemas e performer de escrevivências.
Serviço
O quê: Encontro sobre a obra Úrsula de Maria Firmina dos Reis
Quando: 21/06
Horário: 17h
Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico de Porto Alegre)
Informações e inscrições: bpe.acervors@gmail.com. / Telefone: 32259426
* O livro está à disposição no Setor de Empréstimo da BPE (entrada pela Rua General Câmara), e pode ser retirado, mediante cadastro.
Texto: Cláudia Antunes | Ascom BPE
Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac