Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Escola de Música da OSPA promove concerto de estreia da Banda Sinfônica

A primeira apresentação da Banda Sinfônica será regida por Whilton Matos. Os jovens músicos se apresentam nesta terça (25)

Publicação:

Foto: Maurício Paz — em Casa Da Música Da Ospa.
Foto: Maurício Paz — em Casa Da Música Da Ospa.
Por Carolina Chaves/Ascom OSPA

A Banda Sinfônica da Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós  dá início à temporada 2019 com uma apresentação especial. Será nesta terça (25), às 19h, na Sala de Concertos da Casa da Música (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1501, Centro, PoA).  O grupo, criado em 2018 e formado por estudantes de instrumentos de sopro e percussão, interpreta peças de Percy Grainger (1882 - 1961), Satoshi Yagisawa (1975 -), John Willians (1932 -), Richard Strauss (1864- 1949), Edmundo Villani – Côrtes (1930 -) e Nenéu Liberalquino (1960 -). O tubista da orquestra Whilton Matos é o regente da noite; no violino, Emerson Kretschmer.  A entrada é franca.

 Wilthon Matos

Iniciou seus estudos musicais em uma das igrejas evangélicas de Belém do Pará e integrou a Banda de Música da Universidade Federal do Pará. Ingressou no Conservatório Carlos Gomes e, depois, no bacharelado em música, com habilitação em tuba, da Universidade Estadual do Pará. Foi, por dez anos, tubista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Amazônia Jazz Band. Em 1999, participou dos Novos Talentos Brasileiros no Rio de Janeiro, pela Orquestra Sinfônica Brasileira, obtendo o Prêmio Revelação, Melhor Jovem Tubista Brasileiro, ficando em 4º lugar no concurso. Foi professor de tuba e euphonium do Instituto Estadual Carlos Gomes. Em 2004, foi aprovado no concurso da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em 1º lugar para a vaga de tuba. Em 2006, ficou em 2º lugar no concurso da OSPA, onde atualmente é tubista solista. É professor do Conservatório Pablo Komlós.

Emerson Kretschmer

Graduou-se pela UFRGS, nas classes dos professores Hella Frank e Marcello Guerchfeld. Teve aulas com o violinista Fernando Hasaj, em Montevidéu, e especializou-se na Internationale Sommerakademie Mozarteum, em Salzburgo (Áustria). Tem atuado como solista em várias orquestras, entre elas a própria OSPA, a de Câmara da Ulbra, a da Unisinos e a Sinfônica de Caxias do Sul. Participou das trilhas sonoras dos filmes Concerto Campestre e Sal de Prata. Realizou turnê pela Europa como integrante da Orquestra de Câmara Solistas de Salzburgo, participando de um registro fonográfico na Alemanha.

Escola de Música da OSPA

Fundada em 1972, a Escola da OSPA, atualmente coordenada por Diego Grendene, cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integra a OSPA estudou na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. O Conservatório conta com grupos orquestrais e com um coral e mantém projetos como o “Escola da OSPA na Comunidade” e o “Recitais na Biblioteca”.

Mais informações no site da Ospa.

Locais

Secretaria da Cultura