Barra do Ribeiro sedia o 1º Festival Internacional da Gaita

Evento tem financiamento do Pró-cultura RS

Secretária Beatriz Araujo discursou na Solenidade da Abertura do 1º Festival Internacional da Gaita da Fábrica de Gaiteiros
Beatriz Araujo discursou na Solenidade da Abertura do 1º Festival Internacional da Gaita da Fábrica de Gaiteiros - Foto: Rafael Varela
Por SILVIA MARTINS e Sylvia Bojunga | ASCOM SEDAC

A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, representando o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, participou na noite desta sexta-feira (9/12), da Solenidade de Abertura do 1º Festival Internacional da Gaita da Fábrica de Gaiteiros, em Barra do Ribeiro. O Festival se desenvolve de 9 a 11/12 , em frente à sede Fábrica de Gaiteiros, localizada na Avenida Dr. Julio de Castilhos, 1120 - Centro do município.

Beatriz Araujo foi recepcionada pelo músico e produtor Renato Borghetti, idealizador e criador da Fábrica de Gaiteiros. Presentes à Solenidade de Abertura do Festival o representante da empresa CEEE-Equatorial, Marvin Rangrab; a diretora de Turismo do Estado, Claudia Mara Borges; e o prefeito de Barra do Ribeiro, Jair Machado.

Na Solenidade de Abertura, a secretária Beatriz Araujo destacou o trabalho que está sendo desenvolvido na Fábrica de Gaiteiros por Renato Borghetti. "É um artista generoso, ímpar e merece todo o nosso reconhecimento. Renato Borghetti  contribue com a sociedade e compartilha o seu conhecimento e a sua inspiração com os jovens. Este é um evento que vai gerar muitos frutos para toda a região e especialmente para Barra do Ribeiro. Beatriz  ressaltou, também, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura, com investimentos nunca feitos antes na história recente do RS e que viabilizaram muitas ações nas instituições, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, pelo Fundo de Apoio à Cultura e pelo Programa Avançar na Cultura". "Esta é mais uma ação viabilizada pela Secretaria, que muito nos orgulha", disse Beatriz.

O projeto cultural tem como finalidade fomentar, difundir e celebrar o instrumento símbolo do RS - a gaita -, e conta com recursos do Sistema Pró-cultura RS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) , no valor aprovado de  R$ 302 mil.

O evento é uma realização da Fábrica de Gaiteiros, com patrocínio da CEEE - Equatorial e da BAT Brasil e com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra do Ribeiro e da Secretaria Estadual de Turismo.

Nos três dias de encontros do público com os gaiteiros, acontecerão shows e serão promovidas oficinas com foco no universo da gaita. Também haverá a premiação do 3º Festival Virtual da Gaita Ponto e o Encontro Anual dos Alunos das Unidades Fábrica de Gaiteiros, além de uma mini exposição "A Fantástica Fábrica de Gaiteiros".

O Festival, ciceroneado pelo músico Renato Borghetti, conta com apresentações de instrumentistas locais, além de importantes nomes do Brasil, Argentina e da Europa, todos referências no instrumento gaita.

Os Shows e apresentações do Festival são transmitidos ao vivo pela internet no canal do Youtube. Participam do evento os artistas Luiz Carlos Borges, Quinteto Persch, Oswaldinho do Acordeon, Gaúcho da Fronteira, Adriana de Los Santos, Fillippo Gambetta (Itália), Alejandro Brittes (Agentina) e Walter Roldan (Uruguai), além de mais de 35 shows de gaiteiros locais de todo o RS.

As três oficinas oferecidas contemplam temas como a fabricação da gaita ponto, ferramentas, processo de marcenaria até a afinação, a história da gaita no mundo e no RS, curiosidades e referências internacionais e nacionais sobre o tema.

Sobre a Fábrica de Gaiteiros

A gaita é considerada instrumento símbolo do Rio Grande do Sul, conforme o Projeto de Lei nº 112/2010, e a cidade de Barra do Ribeiro foi instituída como Terra da Fábrica de Gaiteiros por meio da Lei nº 15320.

Foi por amor à gaita, um símbolo da nossa cultura, que surgiu a Fábrica de Gaiteiros, um projeto de resgate social e cultural, idealizado por Renato Borghetti. As gaitas produzidas no projeto não são comercializadas e possibilitam o acesso da arte da gaita ponto a centenas de crianças e adolescentes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

“O Estado já sediou quase 40 fábricas de gaita, mas em determinado momento de nossa história, faliram ou fecharam. Isso dificultou o acesso ao instrumento e colocou em risco a continuidade dessa manifestação tão brasileira. Tivemos que aprender a fabricar esse instrumento", relata Renato Borghetti. Foram então desenvolvidas matrizes e adquiridos maquinários para uma fabricação autossuficiente.

A sede do projeto fica na Barra do Ribeiro, com salas de aula, biblioteca, auditório e a fábrica onde são produzidas as gaitas (com madeira certificada proveniente de plantios renováveis). O projeto atende a centenas de alunos, em 15 unidades de ensino, nas cidades gaúchas de Porto Alegre (2), Guaíba, Butiá, Tapes, Bagé, Dom Feliciano, São Gabriel, Lagoa Vermelha, Piratini, Morrinhos do Sul e Encruzilhada do Sul, e em Lages e Blumenau - Santa Catarina.