Sedac assina convênios com prefeituras contempladas no Edital + Museus

+ Museus
O + Museus movimentará cerca de R$ 23,9 milhões em suas ações

A Secretaria de Estado da Cultura publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) os convênios assinados com as seis prefeituras selecionadas pelo Edital + Museus, que integra as ações do programa do governo do Estado, Avançar na Cultura.

Ao todo serão investidos R$ 17,9 milhões de recursos estaduais, enquanto os municípios participam com pelo menos 30% de recursos próprios. Com isso, o + Museus movimentará cerca de R$ 23,9 milhões em suas ações.

A partir de agora, com a contratação das prefeituras, os municípios de Canoas, Lagoa Vermelha, Pelotas, Santa Rosa, Santo Ângelo e Taquara estão habilitados para iniciarem as ações previstas em seus projetos.

“Com a assinatura dos convênios, foi encerrada a primeira etapa que viabilizará a instalação de seis instituições museológicas nos municípios contemplados pelo edital”, salienta a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.  “O edital reafirma o compromisso da Sedac em fomentar a parceria com os municípios por meio do fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura. Também estão abertas linhas de financiamento incentivadas do Pró-cultura RS para Fundos Municipais de Cultura”, completa a secretária.

Confira a relação dos selecionados:

Canoas - Museu Municipal Hugo Simões Lagranha: sede Villa Nenê

Lagoa Vermelha – Resgate das Raízes Lagoenses

Pelotas – Museu da Cidade

Santa Rosa – Museu Municipal de Santa Rosa

Santo Ângelo – Museu Histórico das Missões

Taquara - Restauro e Modernização do Museu Municipal Adelmo Trott

Edital + Museus

Lançado em outubro de 2021, o edital tem por objeto a seleção de projetos de prefeituras municipais que viabilizem a instalação de nova instituição museológica relacionada à área de memória em espaço próprio, cuja edificação seja tombada em pelo menos uma esfera governamental.

O edital faz parte dos investimentos do Avançar na Cultura e previa, inicialmente, R$ 10 milhões. Contudo, considerando a relevância da ação e a qualidade das propostas inscritas, o governo do Estado ampliou a verba destinada em mais R$ 7,9 milhões, chegando a um total de R$ 17,9 milhões de recursos estaduais, possibilitando que todos os seis projetos habilitados fossem classificados.

O edital é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e do Sistema Estadual de Museus (SEM RS).