Casarão dos Veronese tem restauração concluída
Projeto em Flores da Cunha teve início em 2015 e já tem data de inauguração
Publicação:

Nesta sexta-feira (15), o município de Flores da Cunha inaugurou o Casarão dos Veronese, no mesmo dia em que o projeto de restauração completou dois anos. A cerimônia aconteceu às 10h, na comunidade de Otávio Rocha.
O Casarão dos Veronese foi construído em 1895 e é um dos símbolos arquitetônicos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Sua restauração foi realizada com recursos oriundos do sistema Pró-cultura RS - Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões.
Marcaram presença na inauguração o titular da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS, Victor Hugo, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, e a diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Renata Galbinski Horowitz, entre outras autoridades, empresários da região e familiares das famílias que habitaram o Casarão.
O projeto original teve início em 2008 e sofreu adequações para solucionar o processo de deterioração das alvenarias de pedra e barro, além do risco de desmoronamento. A nova proposta contou com aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e a estrutura agora possui coberturas metálicas, além do uso de vidros para evitar a sobrecarga no telhamento original. O trabalho de intervenções foi coordenado pelo arquiteto Edegar Bittencourt.