Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac recebe estagiários residentes em áreas do RS Seguro COMunidade

Iniciou nesta quinta (10) jornada de formação e de acolhimento aos jovens, que atuarão em instituições da secretaria

Publicação:

Grupo de pessoas em pé e sentadas - fazem parte do grupo alguns servidores e parte dos novos estagiários da Sedac
Contratados por meio do programa Caminhos Criativos, os bolsistas receberam as boas-vindas na Casa de Cultura Mario Quintana - Foto: Felipe Câmara/Ascom Sedac
Por Douglas Carvalho / Ascom Sedac

Quem é ou já foi estagiário sabe que os primeiros dias no estágio podem gerar sentimentos desafiadores, como ansiedade e insegurança – o que reforça a necessidade de ações de acolhida e de treinamento voltadas aos jovens iniciantes. Com esse foco, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) está realizando uma jornada de formação para seus novos estagiários, contratados no âmbito do projeto Caminhos Criativos para atuarem em instituições da pasta. Os encontros de boas-vindas ocorreram nesta quinta-feira (10/10), na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

Roda de conversa no encontro de boas-vindas aos estagiários
Os estagiários foram aprovados em processo seletivo aberto no mês de julho - Foto: Felipe Câmara/Ascom Sedac
Essa ideia de inclusão está presente na essência do Caminhos Criativos, por meio do qual a Sedac oferece oportunidades de estágio para jovens de áreas de vulnerabilidade social abrangidas pelo programa RS Seguro COMunidade, do governo do Estado. Uma leva inicial de 27 estagiários ingressantes estão participando do processo formativo – dez pela manhã e 17 à tarde, todos no turno inverso ao de suas aulas. Eles foram aprovados em um processo seletivo, aberto em julho.

A servidora Clara Bersch Tonolli, responsável por conduzir a jornada de formação, explicou que “ao longo de quatro dias, os jovens passarão por um treinamento sobre temas essenciais para o seu desenvolvimento profissional, como a importância da comunicação e o uso de ferramentas de trabalho, e ao final do estágio haverá um encontro de avaliação e de consolidação dos aprendizados obtidos”. Os estagiários deverão, também, cursar uma atividade on-line a sua escolha, dentro das plataformas virtuais co.liga e Escola Virtual Gov. O contrato de estágio terá duração de seis meses.

“Eu me candidatei ao estágio porque comecei no Teatro e queria muito aprender a me comunicar mais e a criar contatos. Sempre achei muito legal a ideia de trabalhar na Casa de Cultura, no Multipalco. Então eu queria, de alguma forma, estar nesse meio, e surgiu essa oportunidade. Quero levar daqui muito conhecimento, muitas amizades, conexões e novas oportunidades para o futuro”, afirmou a estudante de licenciatura em Teatro Ana Letícia Santos Ilgenfritz, de 24 anos, que é uma das novas bolsistas.

Para a aluna de licenciatura em Dança Morey Nunes, de 21 anos, “Caminhos Criativos é um projeto maravilhoso. A expectativa é só crescer no meu patrimônio cultural e na minha carreira profissional e aprender cada vez mais”.

Ao centro, uma mulher fala ao público no encontro de boas-vindas aos novos estagiários
A jornada de formação é conduzida pela servidora Clara Bersch Tonolli (ao centro) - Foto: Felipe Câmara/Ascom Sedac
O primeiro dia foi iniciado por uma dinâmica de apresentações e contou com a participação de três servidores da Sedac que já atuaram como estagiários na secretaria: Bianca Prenicka Ciceri, da Informática, Cristian Campos de Lima, da Divisão de Gestão de Pessoas, e Cristina Barros, do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). Os convidados contaram suas experiências, deram dicas e responderam dúvidas dos iniciantes, que também compartilharam histórias de vida.

Até a próxima terça-feira (15/10), serão oferecidos treinamentos práticos sobre habilidades de comunicação – abordando uso de e-mail e de telefone, feedbacks e atendimento ao público –, Excel, Word e utilização responsável de softwares de inteligência artificial. 

Sobre o projeto Caminhos Criativos

As vagas destinam-se às áreas de memória e patrimônio, artes e economia criativa e livro, leitura e literatura, contemplando os ensinos médio, técnico e superior, com prioridade a estudantes matriculados em cursos relacionados aos setores da cultura e da administração. Foram recebidas inscrições de 195 candidatos, entre os quais os cursos mais recorrentes foram Administração, Artes Visuais, Gestão Desportiva e Lazer (GDL) e Teatro.

As oportunidades visam contribuir para a formação sociocultural de jovens moradores de territórios com altos indicadores criminais e socioeconomicamente vulneráveis, integrando-os em espaços culturais e proporcionando-lhes um sentido de pertencimento e o desenvolvimento de competências e habilidades relevantes. O programa RS Criativo, da Sedac, é responsável pela gestão do Caminhos Criativos, realizado por meio de uma parceria entre a secretaria e o RS Seguro COMunidade.

A iniciativa integra um conjunto de três ações do governo do Estado, que somam um investimento de R$ 1,77 milhão: além do Caminhos Criativos, o pacote inclui os projetos Artista na Escola, dirigido à seleção de artistas para realizarem atividades em escolas públicas, e Autor Presente, que envolve a aquisição de obras e a realização de encontros entre o público escolar e escritores gaúchos ou residentes no Rio Grande do Sul.

Conteúdos relacionados

Secretaria da Cultura