Governo do Estado abre processo para a escolha da logomarca do Bicentenário da Imigração Alemã

Definição da identidade visual será em 17 de agosto, por votação a ser realizada pelas entidades que integram comissão

Sedac Informa
Por Ascom SJCDH | Ascom Sedac

Dando andamento à organização das atividades em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã - comemorado no dia 25 de julho de 2024, com realização de atividades durante todo o ano que vem - o Governo do Estado lançou o processo para definição da escolha da logomarca oficial. Duas propostas serão submetidas a uma votação entre as entidades integrantes da comissão, listadas no decreto oficial. A votação final será realizada em reunião com representantes de todas as instituições no dia de 17 de agosto.

O subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e presidente da Comissão Oficial, Rafael Gessinger, enalteceu a importância das ações. “O Bicentenário da Imigração Alemã é uma festa da integração humana e da alegria. Nestas atividades celebramos a formação do Rio Grande do Sul saudando a importância dos imigrantes e dos seus encontros culturais”, diz. “Alle Menschen werden Brüder! Todos os seres humanos tornam-se irmãos!” complementa, fazendo referência a versos de Schiller musicados na 9ª Sinfonia de Beethoven, que estreou em Viena, justamente em 1824.

O planejamento para 2024 tem a participação de várias secretarias, de maneira transversal, e de dezenas de entidades, tendo o apoio logístico da Secretaria da Cultura (Sedac). “Um dos papéis do Governo é o de fomentar as ações realizadas pelas instituições e pelos municípios e dar visibilidade a elas, marcando o grande evento com ações pontuais de dimensão simbólica e ao mesmo tempo de grande repercussão”, afirma o diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn.

Para isso, o Estado está recebendo, por meio de formulários em parceria com a FAMURS e com a FECOMÉRCIO, as programações de eventos no RS alusivos ao Bicentenário. Todo esse conteúdo será colocado em uma página - no site da Sedac - com a marca do Estado, gerando esse alinhamento.

Propostas

A Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul (Secom) intermediou o processo de criação da logomarca. Foram apresentadas duas propostas que pretendem refletir o complexo tema do Bicentenário. A responsável pelo processo da equipe da publicidade da Secom, Adriana Neves, contextualizou as etapas. “Foi um trabalho bem longo que resultou nas duas marcas apresentadas pela empresa”, afirma.

Sobre o processo criativo, o diretor de design da agência responsável, Davi dos Santos, explicou: “Trata-se da comemoração do Bicentenário, dessa integração humana e da celebração da vida. Aqui a gente tentou focar na unidade, relação e conexão. União dos povos, de pessoas diferentes e essa relação. Também a questão mais festiva está nas cores. E aí o numeral, claro, ele é todo trabalhado de forma a ficar bem nítida essa unidade em relação à conexão", comenta.

O diretor também descreve as duas opções. Na primeira, os 200 anos da imigração alemã são retratados com números entrelaçados, criando conexões entre si, representando a união de pessoas diferentes. Segundo ele, a logo é humanizada por meio da ilustração de pessoas. Já para a opção 2, menos literal e mais artística, a agência apostou na representação "de movimento, de pessoas em transição, dessa migração de ir de um lugar para o outro". Em ambas as opções, a fonte de apoio é a Futura, fonte criada na Alemanha, em 1927, por Paul Renner e inspirada no Bauhaus.

Para conhecer as propostas de marca do Bicentenário da Imigração Alemã clique aquiAs 59 entidades listadas no Decreto 56.110/2021, alterado pelo Decreto 57.020/2023, escolherão a marca que representará a celebração.