MACRS inaugura exposição “G.I.L.E.T.E”
Mostra de Gabi Assusção explora temas de identidade e transformação por meio da fotografia, do vídeo e da performance
Publicação:

O Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), inauguram, no dia 22 de agosto, a partir das 18h, a exposição “G.I.L.E.T.E”, da artista Gabi Assusção, com curadoria de Janice Martins Appel, na Fotogaleria Virgílio Calegari, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A mostra oferece uma experiência multifacetada, combinando elementos artísticos para refletir sobre o conceito da identidade pessoal e coletiva. Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada até o dia 29 de setembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.
“G.I.L.E.T.E”, selecionada no Edital “Chamada Aberta” do MACRS, é uma imersão no universo de Gabi Assusção, a qual explora temas de identidade e transformação por meio da fotografia, do vídeo e da performance. “A obra de Gabi Assusção permite reforçar o lugar para onde aponta a arte contemporânea quanto às questões de discussão dos planos de combate à transfobia e dos processos decoloniais, bem como o lugar da mulher negra na arte contemporânea”, ressalta a curadora Janice Martins Appel.
O público terá a oportunidade de participar, antes da abertura da exposição, do encontro “Conversas de Casa”. O bate-papo entre artista, curadora e público será às 17h do dia 22, no Auditório Luís Cosme, 4º andar da CCMQ, e tem o intuito de proporcionar um espaço para discussões sobre o trabalho de Gabi Assusção e o seu processo criativo, explorando as camadas de significado e expressão que “G.I.L.E.T.E” tem a oferecer. Após, às 18h, haverá uma performance ao vivo.
Chamada Aberta
O Edital “Chamada Aberta” do MACRS tem por objetivo ocupar as galerias do MACRS por meio de propostas apreciadas pelo Comitê de Acervo e Curadoria do Museu. Para a seleção, foram consideradas a política de exposições da instituição, bem como os procedimentos e critérios para a realização de projetos expositivos, de maneira que a programação esteja atrelada à missão e às linhas de pesquisa do acervo do MACRS.
Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da CEEE Equatorial e realização do Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.
Serviço
Abertura da exposição “G.I.L.E.T.E” e bate-papo “Conversas de Casa”
Data: 22 de agosto
Horário bate-papo “Conversas de Casa”: às 17h
Local: Auditório Luís Cosme, 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
Horário abertura “G.I.L.E.T.E”: às 18h
Local: Fotogaleria Virgílio Calegari, 7º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS)
Sobre a artista
Gabi Assusção nasceu em Atibaia, São Paulo, em 1995. É uma travesti e artista preta, bacharela em Artes Visuais. Em suas linguagens faz uso do desenho, pintura, fotografia, vídeo, performance e instalação, explorando narrativas pessoais e questões ligadas às opressões presentes em nossa sociedade, através da sua identidade como mulher negra e travesti em suas obras. Participa de exposições nacionais e internacionais, entre elas, Exposição solo "A Arte de Ser Travesti" (2020), Projeto "Lojas Africanas Territórios de Afeto" (2021), Mostra internacional "Lambe-Lambe Faísca Latina" Brasil Honduras (2024), Curadoria da exposição "Seio Brasileiro Ventre Africano"(2023), Capa das revistas "Minha Voz Cultural" (2023) e "A Desfrutada" (2024).