Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac participa de Fórum Nacional de Cultura em Brasília

Publicação:

Sedac informa
O evento será presidido pelo secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo e presidente do Fórum, Fabricio Noronha Fernandes

A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, e a adjunta, Gabriella Meindrad, estarão em Brasília (DF) para participar da reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura de 2021, que será realizada na próxima segunda e terça-feira, 08 e 09/11, na Biblioteca Nacional de Brasília e na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, respectivamente.

O evento será presidido pelo secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo e presidente do Fórum, Fabricio Noronha Fernandes, e contará com a participação de secretários de todo o Brasil. Os projetos convergentes da Cultura em debate no Congresso Nacional e a construção do planejamento das ações futuras do Fórum, na defesa das políticas culturais, serão alguns dos assuntos tratados durante os dois dias.

A programação será aberta na segunda-feira, a partir das 10h, com um café de boas-vindas aos participantes, no Museu de Artes de Brasília. Entre as 14 e 16h serão debatidos os Projetos de Lei da Cultura no Congresso Nacional, com a participação de parlamentares convidados.

Das 16 às 17h, na Biblioteca Nacional de Brasília, acontecerá a reunião do Fórum e a formação do Grupo de Trabalho (GT) sobre experiências e boas práticas nas gestões estaduais de cultura, direcionadas aos subsecretários e adjuntos. Em seguida, das 17h às 19h, será elaborada a Carta de Brasília sobre o futuro das Políticas Públicas de Cultura no Brasil.

 Na terça-feira, das 9h às 12h haverá sessão especial no plenário da Câmara dos Deputados, em homenagem ao Dia Nacional da Cultura. Na sequência, das 14h às 16h, acontecerá o Seminário “Uma nova plataforma para a cultura brasileira”, na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

 “A presença dos secretários de estado em Brasília se faz importante, neste momento, porque nós temos pleitos junto ao Congresso Nacional, como a Lei Paulo Gustavo, cuja  votação tem sido adiada, e temos que levar nossos pleitos para a Comissão de Cultura, e falar da importância dessa legislação para o país, uma vez que temos um esvaziamento de iniciativas por parte do Governo Federal no que diz respeito à cultura”, pontua a titular da pasta no RS, Beatriz Araujo. 

Fórum

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura foi fundado em 12 de novembro de 1983, com função consultiva e opinativa sobre as políticas nacionais e regionais da cultura brasileira, com sede em Brasília. A organização tem a finalidade de possibilitar a participação e atuação dos estados na formulação de diretrizes básicas de uma política cultural comum, respeitando as características de cada um no contexto da diversidade cultural brasileira.

Secretaria da Cultura