Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Filme “A Hora da Estrela” será apresentado pela Cinemateca Paulo Amorim no Goethe-Institut

Clássico do cinema nacional volta às telas em cópia restaurada

Publicação:

O longa estreou em 1985, revelando o talento da então novata atriz Marcélia Cartaxo
O longa estreou em 1985, revelando o talento da então novata atriz Marcélia Cartaxo - Foto: Vitrine Filmes
Por Ascom Cinemateca | Edição: Douglas Carvalho / Ascom Sedac

A parceria entre a Cinemateca Paulo Amorim, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e o Goethe-Institut segue nesta sexta-feira (5/7), com a apresentação de mais um título brasileiro: “A Hora da Estrela”. Esse clássico do cinema está voltando às telas em uma cópia restaurada, que será exibida a partir das 19h.

Primeiro longa da diretora Suzana Amaral, o filme estreou em 1985, marcando época por transpor para as telonas a obra mais conhecida de Clarice Lispector e por revelar o talento da então novata atriz Marcélia Cartaxo – que, com essa personagem, ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim. A história segue Macabéa, uma garota nordestina que vai viver em São Paulo e tem sua inocência colocada à prova na grande metrópole.

Antes da sessão, o público poderá participar das atividades da Biblioteca da Vila, um projeto ambulante instalado sobre um carrinho de papeleiro adaptado. Idealizada pelos artistas e catadores Antônio Carboneiro, Cristiano Sant´Anna e Jacson Carboneiro, a biblioteca oferece horas de leitura, bem como trocas e doações de livros.

Os ingressos para a sessão têm o preço único de R$ 16,00, com venda antecipada pela chave Pix 91.343.103/0001-00 ou na hora da sessão pelo cartão de débito.

Sobre a parceria

O trabalho em conjunto entre a Cinemateca Paulo Amorim e o Goethe-Institut nasceu depois das enchentes de maio. Sem possibilidade de oferecer programações devido ao fechamento das suas salas – localizadas no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana e fortemente atingidas pelo desastre climático –, a Cinemateca recebeu do Goethe-Institut a oferta de utilizar seu auditório para a realização de exibições semanais. 

As primeiras sessões destacaram filmes que tiveram poucas exibições ou não ganharam espaço nos cinemas de Porto Alegre em razão das enchentes, como o documentário “Verissimo” e o longa cearense “A Filha do Palhaço”. Esse também foi o caso de “A Hora da Estrela”, que tinha previsão de estreia em 18 de maio.

Serviço

Sessões especiais da Cinemateca Paulo Amorim no auditório do Goethe-Institut (av. 24 de Outubro, 112, Porto Alegre)
Exibição do filme “A Hora da Estrela”
Quando: sexta-feira (5/7), às 19h
Ingressos: R$ 16,00 (preço único) – venda antecipada (pela chave Pix 91.343.103/0001-00) ou na hora (com cartão de débito)

Secretaria da Cultura