Miniaturas colecionáveis integram kit cultural do Dia do Patrimônio
Participantes que visitarem pelo menos sete instituições durante o próximo final de semana podem receber brindes
Publicação:
Com o propósito de incentivar a visitação às instituições culturais do Estado durante o final de semana do Dia do Patrimônio, entre sexta-feira (16/8) e domingo (18/8), a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) preparou um kit para visitantes que passarem por pelo menos sete das instituições participantes. Onze espaços no centro histórico de Porto Alegre vão registrar cada visita colando selos personalizados no passaporte do Dia do Patrimônio. Com sete registros ou mais, o visitante terá direito a um kit cultural que inclui miniaturas colecionáveis de cinco prédios históricos do Rio Grande do Sul. A programação, articulada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico do Estado (Iphae), inicia com cortejo por instituições culturais no centro de Porto Alegre, na sexta-feira (16/8), às 18h.
O passaporte exibe um mapa estilizado que indica a localização das instituições abertas à visitação, e pode ser retirado gratuitamente em qualquer um dos espaços participantes a partir desta sexta-feira. Integram a ação o Teatro de Arena, o Museu de História Julio de Castilhos (MHJC), o Palácio Piratini, o Theatro São Pedro (TSP), o Arquivo Público do RS, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), o Memorial do RS, o Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (Musecom), a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e a Casa da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), que ainda não reabriu ao público devido aos trabalhos internos de recuperação dos danos causados pela enchente de maio, também participa da ação, mas teve a programação transferida para a sede da Fundação Iberê, na Avenida Padre Cacique. No local está aberta para visitação gratuita a mostra “Iberê e o Margs: trajetórias e encontros”, que revisita exposições, publicações, eventos e ações que o Margs realizou com e sobre Iberê. No local será possível colar o selo do Margs no passaporte. Especialmente para a ocasião, haverá transporte gratuito para os participantes, sendo necessária inscrição prévia por meio do formulário disponível no link. Serão disponibilizados dois horários distintos de ônibus com saída no MARGS, na Praça da Alfândega.
Os visitantes poderão retirar o kit cultural do Dia do Patrimônio mediante apresentação do passaporte preenchido no balcão de informações da Casa de Cultura Mario Quintana, no dia 24 de agosto, das 10h às 18h. As miniaturas colecionáveis reproduzem as linhas arquitetônicas do Palácio Piratini, da Casa de Cultura Mario Quintana, do Museu de História Julio de Castilhos, do Museu de Arte do Rio Grande do Sul e do Museu Histórico Farroupilha, este último, localizado no município de Piratini. Cada miniatura acompanha um breve histórico de cada edificação representada, com dados como data de construção e funções que já exerceram ao longo da história.
De acordo com a secretária de Cultura do RS, Beatriz Araujo, o Dia do Patrimônio tem o objetivo de valorizar e dar visibilidade à riqueza e à diversidade dos bens culturais, materiais e imateriais do Estado. “Queremos estimular a visitação nessa data tão especial, em que voltamos nossa atenção a essa riqueza do patrimônio cultural que constitui nossa identidade coletiva”, ressalta. Beatriz destaca, ainda, que após as enchentes que afetaram diversas instituições culturais no Rio Grande do Sul, a data ganha ainda mais relevância para o resgate e valorização de bens e acervos que constituem a cultura dos gaúchos.
Para facilitar o acesso do público, as instituições da Sedac terão horário de funcionamento estendido na sexta, sábado e domingo. Teatro de Arena, Museu de História Julio de Castilhos, Memorial do Rio Grande do Sul, Biblioteca Pública do Estado, Museu de Comunicação Hipólito José da Costa e Casa de Cultura Mario Quintana poderão ser visitadas até às 22h. A programação completa do Dia do Patrimônio, mobilizando 255 instituições, prevê mais de 270 ações em 67 municípios gaúchos e pode ser conferida na página dedicada à data, no link.