Sedac participa do Seminário Nacional Circula MinC – Edição Especial Lei Paulo Gustavo

Seminário LPG   (1)
O Circula MinC – Edição Especial Lei Paulo Gustavo, contou com a presença da ministra Margareth Menezes - Foto: Samuel Erthal
Por Silvia Martins | Ascom Sedac

Na manhã desta sexta-feira, 23 de junho, Gabriella Meindrad, secretária de Estado da Cultura em exercício, participou da mesa de abertura do Seminário Nacional Circula MinC – Edição Especial Lei Paulo Gustavo (LPG), na Casa da Ospa, situada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

Gilberto Schwartsmann, presidente da Fundação OSPA, deu boas-vindas aos participantes e abriu o evento, dirigido a gestores e representantes da sociedade civil, que contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC), Marcio Tavares, e da secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins.

Além dos representantes do Circula MinC, participaram da mesa, a presidente do Conselho Estadual de Cultura do RS, Consuelo Vallandro, a representante da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic), Renata Silva; a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado (AL/RS), a deputada Sofia Cavedon; da Câmara dos Deputados, a deputada Maria do Rosário; o diretor do Departamento de Fomento da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), Rafael Balle; dentre outras autoridades.

Cada participante do Seminário teve três minutos para apresentar as suas considerações. Rafael Balle, diretor do Departamento de Fomento da Sedac, disse que o Estado do RS tem o seu plano de ação aprovado e os municípios estão elaborando os seus planos de trabalho. “A Sedac está em constante processo de escuta, coordenação e mobilização em relação à Lei Paulo Gustavo. Estamos na reta final, com audiências públicas, consultas públicas e reuniões com entidades e colegiados, a fim de assegurar processos adequados de administração e recursos para alcançar os resultados que a sociedade espera e a comunidade cultural precisa”, explicou.

A secretária de Estado da Cultura em exercício, Gabriella Meindrad, agradeceu à equipe da Sedac por todos os esforços empreendidos em relação à Lei Paulo Gustavo e fez uma saudação especial ao governador do Estado, Eduardo Leite, por sua atenção e dedicação com a área cultural do RS, que está cada vez mais fortalecida no seu governo. Gabriella também destacou a atuação permanente da secretária Beatriz Araujo em prol da Cultura do Estado. "Para nós, a recriação do Ministério da Cultura, sua disposição para a abertura, o diálogo e a articulação simbolizam que temos novamente um Sistema Nacional de Cultura em funcionamento e isso nos anima", enfatizou Gabriella.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, encerrou o evento, agradecendo a acolhida dos gaúchos, em Porto Alegre. Ela recordou o triste período da pandemia da Covid-19, quando muito se perdeu, especialmente na área cultural e que, agora, graças à mudança de governo e de mentalidade, a Cultura está sendo novamente priorizada no País. A ministra também enalteceu o trabalho da secretária em exercício, Gabriella Meindrad e acrescentou: “é um prazer estar aqui em Porto Alegre, estou tendo dias muito proveitosos. Gostei muito de conhecer e de me aproximar do povo do RS. Quero voltar outras vezes, com mais tempo para conhecer melhor este Estado que tem uma grande presença e responsabilidade na construção social e política do País”, concluiu.

Sobre a Lei Paulo Gustavo

Através da Lei, o Estado tem direito de receber R$ 90.867.561,47 e os municípios um total de R$ 104.335.107,67. O foco principal do evento foi capacitar gestores e gestoras culturais para estimular a adesão e fornecer suporte especializado para solicitação dos recursos, até o dia 11 de julho, via plataforma TransfereGov.

A LPG prevê o repasse de R$ 3,8 bilhões, o maior valor da história destinado ao setor cultural. O Decreto 11.525/2023, que regulamenta a norma, foi lançado no dia 11 de maio. No dia seguinte, dia 12, a plataforma TransfereGov foi aberta para receber os Planos de Ação. Os entes federados têm até 11 de julho de 2023 para registrarem as propostas que serão analisadas pelo MinC. Os valores estão sendo liberados após a aprovação de cada proposta.

Para ajudar os gestores e gestoras a acessar os recursos, o Ministério disponibilizou, na plataforma gov.br/leipaulogustavo, guias e cartilhas com orientações sobre a LPG, o Decreto Regulamentar, o documento com perguntas frequentes, bem como canais de atendimento.