Canções inéditas de Giacomo Puccini serão apresentadas em espetáculo do Ópera Estúdio

Com projeções e figurinos, apresentação gratuita ocorre no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco, na terça-feira (29)

No fundo da imagem, há um grupo de pessoas de pé, vestindo roupas pretas, algumas com braços abertos, como se estivessem cantando ou performando. O palco está iluminado por focos de luz, com tons quentes de laranja e amarelo. Mais ao centro, duas figuras se destacam: uma mulher à direita, de braços abertos, usando um vestido com estampa de tons terrosos e corte assimétrico, com detalhes vazados nas costas e ombros e sandálias de salto Ao lado dela, à esquerda, está um homem com roupas escuras, também de braços abertos em uma posição de canto.
Espetáculo de encerramento do Ópera Estúdio - Foto: Vitória Proença/Divulgação Ospa
Por LUIZA PIFFERO/ASCOM OSPA I EDIÇÃO: ASCOM SEDAC

Autor de algumas das maiores óperas já escritas, como “La Bohème”, “Madame Butterfly” e “Tosca”, Giacomo Puccini (1858-1924) também foi um compositor de canções para voz e piano. Uma leva inédita dessas obras acaba de ser lançada na Itália pela editora Casa Ricordi, em homenagem aos 100 anos de morte do compositor, e agora poderá ser ouvida em Porto Alegre pela primeira vez. Na terça-feira (29/10), os participantes do Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores – apresentam “Experimentos Poéticos – Espetáculo cênico-musical baseado nas canções de câmara de Giacomo Puccini”. O evento começa às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco. A entrada é franca e por ordem de chegada.

No espetáculo, os 17 participantes do Ópera Estúdio se revezarão no teatro para interpretar 16 canções do período romântico escritas por Puccini. Embora pouco conhecidas, algumas delas deram origem a grandes sucessos do italiano, como a ária “O Mio Bambino Caro”. “Será a primeira vez que a obra integral para voz e piano de Puccini será apresentada no Rio Grande do Sul. Na verdade, são canções inéditas no mundo inteiro porque usamos material recém-lançado pela Ricordi em homenagem aos cem anos de morte de Puccini”, o diretor pedagógico do Ópera Estúdio, Flávio Leite.

Como o nome indica, o espetáculo “Experimentos Poéticos” não envolve apenas canto, mas uma encenação inovadora, que também contará com figurinos, projeções e cenário. A concepção e a direção do espetáculo é da coreógrafa e preparadora corporal Carlota Albuquerque. Segundo a artista, que integra o quadro de professores do Ópera Estúdio, cada intérprete foi estimulado a trazer imagens que conversassem com uma canção. No cenário, foram distribuídas caixas em diferentes formatos. “Serão experimentos corpo/objeto. Múltiplas imagens foram investigadas por cada intérprete, referindo-se às poéticas de suas canções. O espetáculo não tem uma estrutura narrativa linear, mas uma estrutura imagética. Cada intérprete sugeriu, para a cena, uma relação com o objeto caixa”, explica Carlota.

Sobre o Ópera Estúdio

Criado em 2022 com o objetivo de fomentar a arte da ópera no Rio Grande do Sul, o Ópera Estúdio oferece formação gratuita para cantores líricos e pianistas correpetidores. Neste ano, a terceira edição do projeto é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), e conta com a parceria cultural da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e da Fundação Theatro São Pedro (FTSP), também vinculada à Sedac. A coordenação-geral do Ópera Estúdio 2024 é do diretor artístico da Ospa, Evandro Matté. Além de professores, Flávio Leite e Eiko Senda são os diretores pedagógicos do projeto.

As apresentações ao vivo promovidas pelo Ópera Estúdio funcionam como uma vitrine para os talentos do projeto, ao mesmo tempo em que se consolidam como uma opção de programa acessível para os amantes do canto lírico. Em 2024, estão previstos três eventos: “Recital de Música de Câmara Vocal”, estreado no dia 26 de setembro; “Experimentos Poéticos”; e a ópera “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.

Serviço
Quando: Terça-feira (29/10), às 19h
Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel, localizado no Complexo Multipalco (Praça Marechal Deodoro, s/ nº)
Entrada gratuita e por ordem de chegada