Sedac participa da abertura do 27º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS
Publicação:

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participou na manhã desta terça-feira (21), em Restinga Sêca, na região Central do Estado, da solenidade de abertura do 27º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS. O evento reúne gestores culturais, com o objetivo de debater as atuais políticas públicas de Cultura no país e as perspectivas para os municípios gaúchos a partir da possível derrubada dos vetos presidenciais às leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo.
O Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura, que se desenvolve nos dias 21 e 22 de junho, no Centro de Eventos do Hotel Recanto Business Center, é uma iniciativa da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic-RS).
Além da secretária Beatriz Araujo, a mesa de abertura do 27º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS foi composta por Evandro Soares, presidente do Codic-RS, Benhur Bortolotto, presidente do Conselho Estadual da Cultura (CEC) e tem como mediador, Vinicius Brito, assessor técnico de Cultura da Famurs.
Na oportunidade, a secretária Beatriz Araujo destacou a importância do evento, especialmente às vesperas da votação no Congresso para a derrubada dos vetos presidenciais às Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo. “Este encontro ocorre em um momento especial de mobilização do setor. Na esfera nacional, estamos engajados na derrubada dos vetos presidenciais às leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, que podem abrir uma nova perspectiva para o fortalecimento da cultura no país. Se conseguirmos derrubar estes vetos, ela passa a ser uma política pública muito democrática, que repassa recursos para todos os municípios brasileiros. A Lei Aldir Blanc mostrou aos gestores municipais facetas, diversidade artística, cultural, dos seus próprios municípios que, até então, em muitos casos, não eram vistas, não eram reconhecidas. Numa situação como essa, de um governo federal que nega a importância da Cultura e da arte brasileira, ela dá essa sustentação aos municípios, para que possam dar continuidade ao seu trabalho", afirmou a secretária.
"Em âmbito estadual, estamos em processo eleitoral para escolha de novos integrantes do Conselho Estadual de Cultura, e o envolvimento dos municípios é muito importante para que tenhamos candidatos e candidatas comprometidos com as questões da cultura, habilitados a representar os interesses de suas regiões”, enfatizou a secretária Beatriz Araujo.
Amanhã (22), a Sedac participará do Fórum com a apresentação de um painel, mediado pelo coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben de Oliveira, e pelo coordenador do Programa de Formação e Qualificação na Área Cultural, Alexandre Vargas. O painel abordará o tema Sistema Estadual de Cultura e as Perspectivas para o Decênio 2022-2032.
No período de 20 a 22 de junho, Restinga Sêca recebe também o 40º Congresso de Municípios, realizado pela Famurs, que neste ano conta com o apoio do município, cidade de origem do presidente da gestão 2022/2023, prefeito eleito Paulinho Salerno.
O município de Restinga Sêca conta com recursos do Sistema Pró-cultura RS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura LIC (2019-2022), com valor total captado de R$ 1,3 milhão.
Restinga Sêca
Restinga Sêca é a terra de Iberê Camargo (1914-1994), pintor, professor e gravurista nascido na Estação Férrea da sede do município, onde viveu até os quatro anos de idade. Em breve, a Estação Férrea apresentará uma exposição sobre a vida e a obra do artista, com recursos do Edital FAC Visual, do Programa Avançar na Cultura.