Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã faz primeira reunião geral
Os 200 anos serão comemorados em 25 de julho de 2024
Publicação:
A Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS realizou a sua primeira reunião geral na tarde desta terça-feira (04), no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). A Comissão foi instituída pelo governador Eduardo Leite, pelo Decreto 56.110, de 24 de setembro de 2021, para organizar as comemorações alusivas aos 200 anos da presença germânica no Estado. A programação deve começar no dia 25 de julho deste ano e se estender até 25 de julho de 2024, data do aniversário.
Na abertura do encontro desta terça, o público acompanhou a apresentação instrumental do maestro do Coro Jovem da OSPA, Cosmas Grieneisen, que tocou viola, acompanhado do pianista Eduardo Knob. A segunda apresentação musical foi com a Canção “Heimweh”, publicada em 1924 para as comemorações dos 100 anos da imigração alemã.
Na sequência, foram convidados para compor a primeira das três mesas temáticas os representantes que trabalham diretamente com a Comissão do Bicentenário: Rafael Gessinger, presidente da Comissão; Gabriella Meindrad, secretária de Estado da Cultura em exercício; Mateus Wesp, secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico, e Mário Ikeda, secretário adjunto da Segurança Pública.
O secretário Mateus Wesp saudou os presentes e destacou a importância da cerimônia. "Este evento trata de um dos temas fundamentais, não apenas para observarmos o nosso passado, a nossa história, aquilo que nos trouxe até o presente, mas também as perspectivas para o futuro. Afinal, estamos falando do nosso desenvolvimento como Estado e como povo", explicou Mateus. Ele também fez uma saudação especial ao cônsul-geral da Alemanha, Milan Schimandl, presente na cerimônia.
O secretário adjunto Mario Ikeda disse que a secretaria de Segurança está à disposição da comissão em todas as atividades que estão por vir. "Estamos nos integrando com todas as instituições ligadas ao bicentenário, para que possamos contribuir. Segurança faz parte de tudo e em todos os eventos do nosso Estado ela está presente", ressaltou Ikeda.
A secretária de Estado da Cultura em exercício, Gabriella Meindrad, disse que é uma grande alegria e uma honra representar o Governo do Estado do Rio Grande do Sul na comissão responsável pela coordenação das celebrações do bicentenário da imigração alemã no território gaúcho. "Os laços que unem o Brasil e a Alemanha fazem parte da nossa identidade cultural. A presença alemã no RS, sem dúvida alguma, foi decisiva para o desenvolvimento econômico e social do Estado, e temos muito orgulho dessa história que compartilhamos. Na secretaria da Cultura e em todas as instituições culturais vinculadas temos promovido atividades que buscam valorizar a diversidade étnica e cultural característica do RS. É nossa missão garantir que a sociedade gaúcha tenha seus distintos grupos e territórios bem representados, com participação social ampliada", concluiu Gabriella.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, destacou que a presença dos secretários na cerimônia e na comissão é uma ação de governo e que todos foram orientados pelo governador Eduardo Leite para juntos se organizarem da melhor forma possível em prol das comemorações dos 200 anos da imigração alemã no RS. "É uma comunidade que está muito enraizada e entrelaçada aqui no nosso Estado e, seguramente, ajudou muito no desenvolvimento do nosso Estado, e este é o momento de celebração", disse Ernani Polo.
O cônsul-geral da Alemanha, Milan Simandl, agradeceu ao Governo a importância dada aos 200 anos da imigração. “O Rio Grande do Sul é o primeiro estado do Brasil a homenagear oficialmente essa data que une nossos dois países. Valorizamos que o estado celebre oficialmente o bicentenário, pois esse gesto estreita ainda mais as relações entre Brasil e Alemanha”.
Também participaram das outras duas mesas temáticas o diretor da Famurs, Vinicius Brito; o representante da Fecomércio, Leonardo Schreiner; o representante da Fiergs, José Agnelo Seger; a representante da Federasul, Madeleine Hilbk; o representante da Câmara Brasil-Alemanha, Dietmar Sukop; pelo eixo Religiosidade, o padre Leo Hastenteufel; pelo eixo Escolas, Tiago Becker; pelo eixo Universidades, Roswithia Weber; pelo eixo Entidades da Sociedade Civil, André Rotta, e pelos eixos Clubes Esportivos, Décio Krohn.
Após todas as manifestações dos convidados das mesas temáticas, o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário, Rafael Gessinger, avaliou que a reunião ultrapassou as expectativas. "Os duzentos anos da presença germânica no RS serão comemorados em 25 de julho de 2024, mas as comemorações ocorrerão ao longo de todo o próximo ano. Elas já estão sendo planejadas pelos municípios e pelas entidades da sociedade civil em todo o Estado. A comissão oficial é um ambiente de diálogo, escuta, articulação e integração, para que possamos celebrar de maneira ampla e ousada a presença germânica e a sua integração profunda com o solo gaúcho. Para além das entidades listadas, o decreto permite que sejam convidadas pontualmente outras entidades interessadas”, esclareceu Rafael Gessinger.
Ele também lembrou que as pessoas interessadas em colaborar com os trabalhos da comissão podem entrar em contato pelo e-mail: bicentenarioalemao@sedac.rs.gov.br .
Durante o evento de hoje à tarde, o diretor de Fomento da Secretaria de Estado da Cultura, Rafael Balle, fez uma apresentação técnica sobre o financiamento de eventos culturais e a captação de recursos. Ele explicou todo o processo que envolve a implementação da Lei Paulo Gustavo (LPG) nos municípios gaúchos.
No final da cerimônia houve uma apresentação de danças alemãs, da Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (Feccab), e da corte do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, além de uma confraternização com todos os presentes.
Bicentenário da Imigração Alemã - Decreto 56.110
A Comissão Oficial tem a finalidade de organizar as comemorações do bicentenário do processo de imigração, de colonização e de contribuição da corrente imigratória de etnia alemã para o Estado.
Caberá à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) prover o apoio administrativo e os meios necessários à execução dos trabalhos da Comissão Oficial instituída prelo Decreto.
Fazem parte da Comissão, além dos Gabinetes do Governador e do Vice-Governador, seis Secretarias, 15 universidades, diversas escolas, federações, consulados, embaixadas, clubes, museus e entidades da sociedade civil, além da capilaridade com centenas de municípios.