Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Logo do Bicentenário da Imigração Alemã é lançada na Expointer

Publicação:

logo bicentenário alemão expointer 2023
- - Foto: Julia Chagas/Ascom Seapi

A logomarca oficial do Bicentenário da Imigração Alemã foi lançada nessa sexta-feira (1º), na 46ª Expointer, em Esteio. A comissão organizadora da celebração apresentou o símbolo no Espaço do Governo, no Stand Internacional. A identidade visual foi definida por votação, realizada anteriormente, entre os integrantes da comissão, que envolve membros da sociedade civil e de instituições governamentais.

Com apoio do governo do Estado, a comemoração alude aos 200 anos da presença germânica no Rio Grande do Sul e ocorrerá ao longo de todo o ano de 2024, tendo como marco principal o dia 25 de julho.

O Presidente da Comissão do Bicentenário, Rafael Gessinger, explica que a primeira onda de imigrantes germânicos deu início a um movimento contínuo no RS. “O nosso Estado é para todos. Observar como esse movimento ocorre ao longo dos anos é muito importante”, afirmou.

“A logo faz uma leitura do passado, contextualiza o presente e nos dá perspectivas do futuro”, analisou o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp.

A identidade visual está agora disponível a todos os municípios e entidades para execução de suas ações, sejam públicas ou privadas. “Estamos muito satisfeitos com o resultado desse longo trabalho de troca de ideias. É uma forma de chamar toda a população para participar de um marco da nossa cultura”, disse o diretor do Departamento de Memória e Patrimônio, da Secretaria da Cultura (Sedac), Eduardo Hahn.

Também foi lançada, nesta sexta, a página do bicentenário. Nela, pode-se consultar notícias, programação e calendário oficial, além de outras informações.

A Comissão do Bicentenário conta com a participação das secretarias da Cultura, de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, de Turismo, de Desenvolvimento Econômico e da Segurança Pública. As ações e os eventos, apoiados pelo governo estadual, serão planejados pelos municípios e por entidades da sociedade civil.

Texto: Roberta Marques/Ascom Setur
Edição: Felipe Borges/Secom

Secretaria da Cultura