Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Pelotas sedia mais uma edição do Festival Internacional Sesc de Música

Secretária Beatriz Araujo representou o governador Eduardo Leite na abertura do evento

Publicação:

Secretária Beatriz Araujo no Festival Internacional Sesc de Música
Secretária Beatriz Araujo discursou na abertura do 11º Festival Internacional Sesc de Música - Foto: Rafael Varela
Por Silvia Martins e Sylvia Bojunga | Ascom Sedac

Na noite de hoje (16/01), a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, participou da solenidade de abertura do 11º Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas, representando o governador Eduardo Leite. Alejandro Brittes e Orquestra Barroca fizeram o show de abertura do Festival.

Considerado um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, o Festival Internacional se realiza de 16 a 27 de janeiro, com mais de 60 atrações gratuitas programadas. Os espetáculos acontecem no Theatro Guarany (Rua Lobo da Costa, 849) e no Teatro Sicredi (Avenida Dom Joaquim, 1087).

O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar intercâmbios e fruição de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, o Festival tem como diretor artístico o maestro Evandro Matté, regente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), instituição vinculada à Sedac.

Com músicos de diversas nacionalidades, a Orquestra Mundana Refugi é um dos destaques da programação, que pode ser conferida em detalhes no site do Festival. Eles se apresentam no dia 17, às 20h30, no Theatro Guarany. A Ópera Cavalleria Rusticana, a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, acompanhada de Vitor Ramil, assim como a Sphaera Mundi Orquestra também prometem encantar o público no Festival. Vídeos diários e transmissões ao vivo podem ser conferidas no youtube do Sesc.

Além dos concertos, o evento proporcionará cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé (corne-inglês), clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho) para cerca de 350 alunos. Os músicos e aspirantes terão contato com 50 professores do Brasil, Estados Unidos, Chile, China, Itália, Portugal, Rússia, Bielorússia, Japão, Argentina e Bulgária, cujos currículos podem ser conferidos no link.

A secretária Beatriz Araujo enalteceu o trabalho do Sesc na área cultural e parabenizou a sua direção por dar continuidade à programação do Festival. Ela também lembrou do trabalho de quatro anos à frente da Secretaria de Estado da Cultura, na primeira gestão. “Quando assumi a Secretaria da Cultura tive a missão de fazer frente à programação do Sesc, e hoje tenho a honra e a alegria de dizer que nos últimos quatro anos a Secretaria fez o seu maior investimento cultural da história recente do Estado. Atuamos em 330 municípios com as nossas políticas públicas de Cultura e, em Pelotas, conseguimos fazer um repasse de R$ 22 milhões para projetos culturais".

Beatriz disse, ainda, que costuma prestigiar o Festival Internacional Sesc de Música desde o momento em que começou e que acompanhou como secretária municipal de Cultura a primeira edição, quando pôde contribuir para a sua realização.

A solenidade de abertura também contou com a presença da anfitriã e prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, do representante do Sistema Fecomércio, vice-presidente, Sergio Cogoi, e do representante do Sesc Nacional, Érlei Araújo.

Sobre o Festival

O Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no plano sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda a comunidade.

Para este ano, o Festival conta com o patrocínio master da CMPC, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apoio do Grupo Panvel, apoio cultural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Bibliotheca Pública Pelotense e da Orquestra Sinfônica de Pelotas.

Secretaria da Cultura