Lei de Incentivo à Cultura apoia realização do 20º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata
Evento é um dos maiores concursos de danças folclóricas do mundo
Publicação:
A 20ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata está iniciando nesta quarta-feira (7/8). Competições de grupos folclóricos, apresentações artísticas e feiras fazem parte da programação, que se encerra no domingo (11/8). O evento foi autorizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a captar R$ 350 mil de empresas apoiadoras, via Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
No concurso internacional de danças folclóricas são premiados o primeiro, segundo e terceiro lugares, além de coreografia, figurino, música e prêmios especiais do júri e do público. O evento integra a Federation of International Dance Festivals (Fidaf), que reconhece festivais de elevada estrutura e nível artístico. Por quatro vezes, recebeu da Federação o título de melhor festival do mundo.
As noites de espetáculos acontecem no Ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz, onde grupos locais e internacionais se revezam, encantando a plateia diária de mais de 1,5 mil espectadores. Em paralelo outros eventos movimentam a comunidade, como a Feira de Artesanato, Feira do Livro, Feira Gastronômica, Feira do Comércio, Feira da Agroindústria, Projeto Escola, Folia nas Ruas e a Celebração pela Paz.
O tema desta edição – “De um agosto que lembro” – homenageia o povo de Nova Prata, que festejará o centenário de emancipação política do município em 11 de agosto de 2024. A temática baseia-se em uma lenda segundo a qual antigos moradores prometeram retornar à cidade quando ela comemorasse seus cem anos.
Realizado desde 1998 pelo Bailado Gaúcho – Folclore, Arte e Danças, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata é um dos maiores eventos culturais do Estado. Desde sua primeira edição, já recebeu mais de 4 mil artistas nacionais e internacionais, além de personalidades notáveis do cenário cultural. No ano de 2017, em reconhecimento a sua relevância para o patrimônio cultural do Estado, entrou para o Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul.
Mais informações estão disponíveis no site e nas páginas do evento no Facebook e no Instagram.