Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Memorial do RS promove conversa com Paula Ramos sobre a obra de Luiz Carlos Felizardo e as Missões

A atividade ocorre no auditório do MARGS, em paralelo à exposição "São Miguel das Missões - O Sonho e a Ruína"

Publicação:

0042  crime
"Crime", do fotógrafo Luiz Carlos Felizardo - Foto: Acervo do Iphan
Por Ascom |Memorial do RS | Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

O Memorial do Rio Grande do Sul (MRS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promovem, nesta quarta-feira (13), às 17h, encontro com a professora da UFRGS, crítica e curadora de arte, Paula Ramos. O tema é a mostra fotográfica "São Miguel das Missões - O Sonho e a Ruína", de Luiz Carlos Felizardo, em exposição na sede do Memorial, no Centro Histórico de Porto Alegre, e suas relações com o patrimônio histórico e cultural. O encontro contará com a presença de Felizardo e será realizado no auditório do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), que conta com climatização, levando-se em conta a previsão de altas temperaturas para os próximos dias. 

Com câmeras capazes de preservar uma extensa gama tonal e enorme riqueza de detalhes, Felizardo registrou pedras, formas, raízes, o espaço geográfico e a arquitetura da região das ruínas de São Miguel Arcanjo, no noroeste do Rio Grande do Sul. As imagens foram capturadas em seis visitas realizadas pelo fotógrafo à região ao longo de 24 anos. A mostra, que foi originalmente apresentada pelo MARGS, em 2008, conta ainda com outros painéis informativos contendo textos críticos, imagens de outros fotógrafos e documentos. Ao lado de Felizardo, Paula Ramos foi curadora da exposição original que agora o Memorial do RS reapresenta. 

Em 2023, Felizardo recebeu o Prêmio FUNARTE Mestras e Mestres das Artes. O ano foi repleto de homenagens ao fotógrafo – Prêmio Açorianos, Virada Sustentável, uma exposição na Pinacoteca Ruben Berta em Porto Alegre, dentre outras.  

Serviço 

Conversa com Paula Ramos sobre a obra de Luiz Carlos Felizardo e as Missões 

Data: 13/03 - quarta-feira 
Horário: 17h 
Local: Auditório do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) - Praça da Alfândega - s/nº. Porto Alegre 

 

Secretaria da Cultura