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MARGS anuncia programação para a 21ª Semana Nacional de Museus

Na pauta estão os desafios do papel dos museus na promoção da sustentabilidade e a sua contribuição ao bem-estar na comunidade

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Visitantes na exposição Acervo em Movimento
Visitantes na exposição "Acervo em Movimento - Aquisições 2019-2022, em 2023 - Foto: Divulgação - MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura — Sedac, anuncia uma programação especial de atividades, entre os dias 17 e 20 de maio, como parte da 21ª Semana Nacional de Museus, uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que envolve todas as instituições museais brasileiras e integra as diferentes regiões do país.

Este ano, o tema é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, que parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O Ibram propõe o debate sobre o papel que os museus cumprem em relação a esses desafios sustentáveis internacionais. O entendimento é que museus promovem a sustentabilidade em seus diversos aspectos (culturais, sociais, econômicos e ambientais) e, por consequência, também contribuem para a geração de bem-estar e bem viver das comunidades. Essa promoção se dá de diversas maneiras, como pela educação sobre os recursos naturais e culturais e sua preservação; pela formação de identidade e pertencimento em relação à história e ao patrimônio cultural; e pelo fornecimento de espaços de lazer.

O Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS desenvolveu uma série de atividades com base nesse tema e nas discussões da 21ª Semana Nacional de Museus para refletir e debatê-las.

No dia 17/05, as atividades terão como foco principal a promoção da sustentabilidade em suas diversas vertentes. Em seguida, os eventos dos dias 18, 19 e 20/05 abordam a relação dos museus com seus públicos, no que se refere à promoção de pertencimento, lazer e bem-estar.

Confira a programação

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Acervo Documental MARGS - Repositório digital Tainacan - Foto: Divulgação - MARGS
Tainacan do MARGS e práticas sustentáveis de documentação

No dia 17/05, às 10h30, no Auditório do MARGS, os integrantes do Núcleo de Acervos e Pesquisa do MARGS, Carla Batista, Raul Holtz e Nina Sanmartin, farão a Oficina “Tainacan do MARGS e práticas sustentáveis de documentação”. Não há a necessidade de inscrições prévias.

A atividade abordará a sustentabilidade, conjuntamente com a preservação e a ampliação do acesso ao patrimônio documental artístico sul-rio-grandense e brasileiro, a partir do “Projeto de Digitalização do Acervo Documental do MARGS”, que consiste no processo de conversão para o formato digital e disponibilização online dos arquivos preservados na coleção documental do Museu, por meio do repositório na plataforma Tainacan, um software livre e brasileiro, que pode ser acessado aqui. O projeto foi financiado com recursos do Fundo de Embaixadores para Preservação Cultural (Ambassadors’ Fund for Cultural Preservation – AFCP), por meio do Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre e da Associação dos Amigos do MARGS — AAMARGS. 

Carla Batista

Mestra em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Graduada em História pela mesma Universidade. Analista de Projetos e de Políticas Públicas do Estado, na Secretaria de Estado da Cultura, atualmente desenvolvendo suas funções junto ao Núcleo de Acervos e Pesquisa do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS.

Raul Holtz

Arquivista formado pela Universidade Federal do RS e especialista em História, Patrimônio e Identidades pela Faculdade Unyleya. Coordenou o projeto de digitalização do Acervo Artístico do MARGS e organizou a publicação do Catálogo Geral de Obras do Museu. Atualmente coordena o Projeto de Digitalização do Acervo Documental da instituição, é membro do comitê de Acervo do MARGS e coordena o Núcleo de Acervos e Pesquisa do Museu desde 2012.

Nina Sanmartin

É pesquisadora em artes visuais e possui experiência em curadoria, catalogação e implementação de repositórios digitais em acervos artísticos e documentais, tendo atuado em instituições como MARGS e MACRS. Vinculada ao Departamento de Difusão da UFRGS, atuou de 2018 a 2022 no Setor de Acervo Artístico da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, premiado na categoria “Destaque em Ações de Difusão e Inovação Institucional” no 14º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2021). É uma das pesquisadoras idealizadoras do projeto Mulheres nos Acervos, vencedor do 13° Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria “Destaque em Acervo” (2019). Desde 2019 se dedica à implementação do software Tainacan em coleções públicas e privadas relacionadas ao campo das artes visuais na cidade de Porto Alegre. De 2020 a 2022 foi responsável pela Coordenação Técnica e Operacional do Projeto de Digitalização e Disponibilização do Acervo Documental do MARGS, financiado pelo Ambassadors’ Fund for Cultural Preservation (AFCP) - Fundo dos Embaixadores para a Preservação Cultural. Atualmente atua no setor de acervo da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre.

Dione Veiga Vieira (Porto Alegre, 1954) Antessala   Extremos (2008   2013)
Dione Veiga Vieira (Porto Alegre, 1954) "Antessala - Extremos" (2008 - 2013) - Foto: Divulgação - MARGS
A arte da gambiarra

No dia 17/05, às 17h, no Miniauditório do MARGS, ocorrerá a Oficina “A arte da gambiarra: práticas artísticas a partir do improviso cotidiano”, que será realizada por Tatiana Funghetti e Loriana Iung, integrantes do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. A oficina consistirá num exercício de criação artística no qual, a partir de proposições iniciais, os participantes terão de recorrer ao improviso para produzir objetos com materiais recicláveis, deslocando-os de seu uso habitual. A atividade tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no formulário (clique aqui).

A atividade parte de uma característica de algumas obras contemporâneas presentes no Acervo do MARGS, que utilizam materiais improvisados ou não convencionais, deslocados de seu uso corriqueiro, para funcionarem como suporte de produções artísticas. Um exemplo é a instalação “Antessala - Extremos”, da artista Dione Veiga (Porto Alegre, 1954), atualmente em exibição na exposição Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022.

Tal característica pode ser aproximada da prática cotidiana da “gambiarra”. Por meio dela, suprimos e superamos necessidades a partir do improviso e da utilização de materiais deslocados de seu uso. A aproximação com os objetos artísticos mostra que a “gambiarra”, para além de seu caráter funcional, possui potenciais estéticos de ressignificação da nossa experiência com o mundo e de reinvenção do cotidiano.

Tatiana Funghetti

Licenciada em Artes Visuais e pós-graduada em Educação Infantil. Atuou como professora e arte-
educadora em instituições formais e não formais. Atualmente, é servidora pública e coordenadora do Núcleo Educativo do MARGS. 

Loriana Iung

Graduanda no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Uergs. Trabalhou como Assistente de Projetos na área de Inovação e Cultura Empreendedora na Escola Técnica Liberato em Novo Hamburgo. É pesquisadora na linha de Educação e Artes Visuais do grupo de pesquisa Flume. É estagiária no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

Mesa sobre estudos de públicos em museus de arte e lançamento do estudo de públicos do MARGS

No dia 18/05, às 14h30, no Auditório do MARGS, ocorrerá a Mesa Redonda “Estudos de públicos em Museus de Arte: por que e como conhecer nossos públicos?”. A atividade tem como objetivo lançar o projeto piloto dos Estudos de Públicos do MARGS, apresentando o cronograma de execução, a perspectiva das ações e a aplicação do estudo. Para isso, a atividade consistirá em três falas. A primeira delas será apresentada por Ana Carolina Gelmini (PPGMUSPA/UFRGS) e abordará a perspectiva museológica quanto aos estudos de público. Na sequência, Bruna Fetter (PPGAV/UFRGS) discutirá os públicos do campo artístico a partir da perspectiva do sistema de artes. Para concluir, o projeto do MARGS será lançado pelo MARGS e apresentado por Pedro Osorio, servidor do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. Não há a necessidade de inscrições prévias.

Os estudos de públicos são ferramentas de gestão e planejamento que permitem conhecer quantitativa e qualitativamente os públicos que acessam a instituição e seus serviços. Os dados auxiliam na compreensão de quais são as vontades, experiências e os perfis dos frequentadores, bem como na observação de quais são os públicos que não acessam ou não são contemplados pelas atividades do museu. A partir disso, é possível aprimorar a atuação do MARGS visando o fortalecimento da relação de pertencimento e identificação da e do visitante com a instituição e seu patrimônio artístico e cultural, através das ações e programações do Museu. 

Ana Carolina Gelmini

Museóloga (UNIRIO), mestre e doutora em Educação (UFRGS). Docente do curso de Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/Fabico/UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma universidade (PPGMusPa/UFRGS). Coordenadora do programa de extensão "Museologia na UFRGS: trajetórias e memórias" (2017-atual) e do projeto de pesquisa "História dos museus e da Museologia a partir da atuação de seus agentes" (2022-atual). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq "Escritas da história em museus: objetos, narrativas e temporalidades" e do "GEMMUS - Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio".

Bruna Fetter

Professora e pesquisadora do Instituto de Artes da UFRGS, Bruna Fetter é Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais desta mesma Universidade, onde também atua como docente. Vice-coordenadora do curso de especialização em Práticas Curatoriais (UFRGS), foi pesquisadora visitante na New York University (2014/2015), possibilitado por bolsa Fulbright. Atualmente é Diretora Cultural da Fundação Vera Chaves Barcellos. Curadora de diversas mostras, entre 2006 e 2007 coordenou a equipe de produção executiva da 6a Bienal do Mercosul. Coautora do livro "As novas regras do jogo: sistema da arte no Brasil" (Editora Zouk, 2014), colaborou nas publicações "Artes visuais - ensaios brasileiros contemporâneos" (org. Fernando Cocchiarale, André Severo e Marília Panitz, Funarte, 2017), "Práticas contemporâneas do mover-se" (org. Michelle Sommer, Circuito, 2015) e "A palavra está com elas: diálogos sobre a inserção da mulher nas artes visuais" (org. Lilian Maus, Panorama Crítico, 2014). Desde 2015 é conselheira do Instituto Yvy Maraey - Arte e Natureza. Também é membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), da Associação Brasileira de Crítica de Arte (ABCA) e da Associação Nacional dos Pesquisadores de Artes Plásticas (ANPAP).

Pedro Osorio

Analista em Assuntos Culturais no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMus/USP) e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Representante da sociedade civil no Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul — gestão 2023-2024 (Sedac/RS). Foi educador no Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul (Sedac/RS) e no Centro Histórico-Cultural Santa Casa e pesquisador em História pela UFRGS e em Estatística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Peças do jogo MARGS Portátil
Peças do jogo MARGS Portátil - Foto: Divulgação - MARGS
Jogo de tabuleiro MARGS Portátil

No dia 19/05, às 14h, com recepção 1º andar expositivo do MARGS, Eslly Ramão, do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, e Cristina Barros, curadora-assistente do MARGS e coordenadora do Núcleo, farão uma mediação na exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022” e, na sequência, realizarão o jogo MARGS PORTÁTIL no Auditório do MARGS. A atividade tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no formulário (clique aqui).

MARGS Portátil é um jogo que tem por objetivo fazer com que os participantes organizem uma exposição a partir de missões curatoriais e baseadas em obras do Acervo Artístico do MARGS. O jogo contém 140 imagens de obras e simula a planta baixa do prédio. O objetivo do desenvolvimento do jogo é gerar uma interação lúdica e reflexiva do público com o acervo do MARGS, a produção artística de diferentes tempos históricos e as atividades desenvolvidas pelo Museu.

Cristina Barros

Pesquisadora, educadora e possui experiência com curadoria no campo das artes visuais. Bacharela em História da Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS (2021). Entre 2018 e 2020, foi estagiária do Núcleo Educativo e de Programa Público e do Núcleo de Curadoria do MARGS. Integrou a equipe do Programa Educativo da Bienal do Mercosul em suas duas últimas edições, em 2020 e em 2022. E, paralelamente, coordenou equipes educativas em exposições de curta duração apresentadas no Farol Santander Porto Alegre entre 2020 e 2021. É uma das representantes do Brasil na Red-LEHA (Red Latinoamericana de Estudiantes de Historia del Arte). Foi uma das curadoras e idealizadoras do projeto Mulheres nos Acervos (2018-2021). É curadora-assistente do MARGS desde 2022, coordenando também o Programa Público e o Núcleo de Comunicação e Design do Museu.

Eslly Ramão

Estudante de Teatro pela UFRGS e integrante da Rede Espiralar Encruza. Participou do elenco das peças “Carne Viva” e “SobreVivo — Antes que o baile acabe”. Em 2021, trabalhou no projeto VERAFRO, protagonizado pelos coletivos Pretagô e Espiralar Encruza, atuando como ator, performer e mediador de conversas. Também em 2021 participou do projeto TocArte como ator e performer. É campeão e finalista em rodas de SLAM (campeonato de poesia falada) na cidade de Porto Alegre. Foi mediador e arte-educador na Fundação Iberê Camargo (2021 – 2022). Foi mediador na 13° Bienal do Mercosul. Atualmente, integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

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Exposição no refeitório da indústria Aços Finos Piratini (1978) - Centro de Documentação e Pesquisa Christina Balbão - MARGS - Foto: Divulgação - MARGS
Palestra sobre a estratégia “extramuros” do MARGS na década de 1970

No dia 20/05, às 17h30, Aline Vargas apresentará, no Auditório do MARGS, a palestra “O museu público e o público do museu: a estratégia extramuros do MARGS na década de 1970 e diálogos museológicos possíveis”. A comunicação parte de sua dissertação de mestrado “Entre públicos: um estudo sobre as ações educativo-culturais extramuros do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (1975-1979)”, defendida em 2023 no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS (PPGMUSPA/UFRGS). Não há a necessidade de inscrições prévias.

Aline abordará um momento da história institucional do MARGS, na década de 70, no qual a instituição, já definitivamente instalada no histórico prédio da Praça da Alfândega, promoveu ações educativas em escolas, indústrias, hospitais, centros de reabilitação e de detenção. O objetivo era promover o contato direto das obras de arte e dos artistas com o cotidiano dos públicos.

A mediação da atividade será realizada por Pedro Osorio, integrante do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

A atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia (vagas limitadas a 60 lugares, por ordem de chegada) e integra a programação do MARGS para a Semana dos Museus, proposição do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Aline Vargas

Museóloga. Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMUSPA/UFRGS). Atualmente, é Aluna Especial no PPGEDU/UFRGS. Entre a pesquisa e a ação, transita entre diferentes esferas do cotidiano museal e patrimonial, com interesse especial voltado à arte, expografia e expologia, ações educativo-culturais, comunicação e conservação preventiva de acervos. 

Pedro Osorio

Analista em Assuntos Culturais no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMus/USP) e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Representante da sociedade civil no Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul — gestão 2023-2024 (Sedac/RS). Foi educador no Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul (Sedac/RS) e no Centro Histórico-Cultural Santa Casa e pesquisador em História pela UFRGS e em Estatística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Texto: Ascom MARGS
Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

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