Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Tudo pronto para o Desfile Farroupilha

Evento é coordenado pela Comissão dos Festejos Farroupilhas da Sedac

Publicação:

Beatriz Araujo participou do acendimento da chama crioula com o vice-governador dia 14/9
Beatriz Araujo participou do acendimento da chama crioula com o vice-governador dia 14/9 - Foto: Felipe Dalla Valle
Por RAFAEL VARELA/ ASCOM SEDAC
A previsão de sol em Porto Alegre para o feriado do Dia do Gaúcho, próxima sexta-feira (20/9) é um estímulo a mais para sair de casa e cultuar as tradições. A data lembra A Revolução Farroupilha – a mais longa guerra civil da história brasileira (1835-1845).
 
A concentração está marcada para as 8h30, atrás do Estádio Beira-Rio, e a dispersão em frente à Rótula das Cuias. O desfile começa às 9h30. Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Susepe e IGP serão as primeiras entidades a passar pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em percurso que deve durar 1h30. Às 11h é a vez dos tradicionalistas passarem pela avenida. Cerca de 70 piquetes e 1,5 mil cavalarianos devem cumprir o trajeto também estimado em 1h30.
 
O Desfile Farroupilha é coordenado pela Secretaria da Cultura (Sedac), através da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, composta por 13 entidades, entre elas as secretarias de Estado de Comunicação (Secom), Educação (Seduc), Desenvolvimento e Turismo (Sedetur) e Casa Civil. A Comissão é presidida por Nairo Callegaro, que também acumula a presidência do MTG. O vice-presidente é Ismael de Medeiros, representante da FAMURS, e tem como patrono o músico César Oliveira.
 
 O palanque onde ficarão as autoridades, entre elas o governador Eduardo Leite e a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, será montado nesta quinta-feira (19/9) pela manhã. O Desfile Farroupilha contará com intérprete de libras - cuja tradução será transmitida em telão – e banheiros com acessibilidade.
 
Para Maria Marques, assessora de Culturas Populares, Tradição e Folclore da Sedac – e que acompanha a organização do desfile desde o início, em maio – é preciso celebrar a data. “Vinte de setembro é o dia em que todos os gaúchos, mesmo os que moram fora do Estado, retornam ao pago para homenagear àqueles que lutaram pela República Rio-Grandense.”
 
Secretaria da Cultura