Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Vieni Vivere la Vita Festival promove três dias de celebração com financiamento da LIC

Evento acontece de 15 a 17 de novembro, em Monte Belo do Sul

Publicação:

Programação celebra a enogastronomia e a produção local de agroindústrias e artesanato
Programação celebra a enogastronomia e a produção local de agroindústrias e artesanato - Foto: Vagão Filmes/Divulgação

O município de Monte Belo do Sul, na Serra gaúcha, promove, no próximo fim de semana, o Vieni Vivere la Vita Festival. Realizada de 15 a 17 de novembro, a programação será voltada a celebrar a enogastronomia e a produção local de agroindústrias e artesanato. A festa ocorre na praça central, em frente à Igreja Matriz São Francisco de Assis, onde serão expostos vinhos e espumantes premiados das vinícolas de Monte Belo e opções gastronômicas que trazem a Itália como referência, seja nos pratos típicos ou na culinária contemporânea. O Festival foi autorizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a captar R$ 200 mil via Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Entre as atrações culturais, estão previstos 17 shows. Destes, pelo menos dez têm como foco canções italianas folclóricas e contemporâneas. Além da valorização de artistas locais, como o histórico conjunto Ragazzi dei Monti, e regionais, como o Vocal Allegro, de Garibaldi, e Rodrigo Soltton, de Bento Gonçalves, o evento terá um show internacional. Trata-se do Star Beatles, grupo argentino dedicado a celebrar a obra do quarteto de Liverpool.

Nesta edição, outro atrativo será a "Exposição de Memórias", com 20 banners com textos ou trechos da obra "Herança sociocultural do imigrante italiano no Rio Grande do Sul", livro mais recente do professor, historiador e ex-prefeito Leonir Olimpio Razador. 

Secretaria da Cultura