Secretaria da Cultura preserva acervos de instituições atingidas pela enchente
Publicação:
Neste domingo (5), uma comitiva da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), liderada pela secretária Beatriz Araujo, vistoriou instituições vinculadas à pasta localizadas na região central de Porto Alegre. Foram vistoriados o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) e a Biblioteca Pública do Estado (BPE). Apesar da enchente histórica, os acervos dessas instituições e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) estão preservados.
Em atendimento a protocolos de segurança, as equipes dessas instituições movimentaram os acervos e realizaram ações para preservação do patrimônio e da vida dos trabalhadores dos espaços. Desde o início da semana, a equipe do MARGS já trabalhava para movimentar as obras. Como o Museu está apresentando uma grande exposição de acervo por ocasião dos seus 70 anos, muitas peças – incluindo aquelas que figuram entre as mais importantes – estão expostas nos andares superiores do prédio. Uma força-tarefa tornou possível a remoção das demais obras para andares superiores em tempo, antes da chegada da água à Praça da Alfândega, onde o MARGS está situado.
Ao fim da vistoria, a secretária Beatriz Araujo afirmou que “saímos aliviados porque o trabalho de prevenção realizado pela equipe protegeu todo o acervo. O governador Eduardo Leite, por estar envolvido diretamente com as providências mais urgentes, pediu que cada secretário cuidasse da sua pasta. E a Cultura está fazendo a sua parte, zelando pelas nossas instituições, preservando tudo o que temos de patrimônio, para que possamos seguir a vida depois dessa tragédia que o Rio Grande do Sul está vivendo”. Também participaram da comitiva, pela Sedac, os diretores do Departamento de Memória e Patrimônio, Eduardo Hahn, do MARGS, Francisco Dalcol, e da CCMQ, Germana Konrath, e a coordenadora de Comunicação, Camila Diesel.