Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Secretaria da Cultura preserva acervos de instituições atingidas pela enchente

Publicação:

Liderada pela secretária Beatriz Araujo, comitiva da Sedac vistoriou instituições no Centro da capital neste domingo (5)
Liderada pela secretária Beatriz Araujo, comitiva da Sedac vistoriou instituições no Centro da capital neste domingo (5) - Foto: Sedac/Divulgação
Por Douglas Carvalho | Ascom Sedac

Neste domingo (5), uma comitiva da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), liderada pela secretária Beatriz Araujo, vistoriou instituições vinculadas à pasta localizadas na região central de Porto Alegre. Foram vistoriados o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) e a Biblioteca Pública do Estado (BPE). Apesar da enchente histórica, os acervos dessas instituições e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) estão preservados.

Em atendimento a protocolos de segurança, as equipes dessas instituições movimentaram os acervos e realizaram ações para preservação do patrimônio e da vida dos trabalhadores dos espaços. Desde o início da semana, a equipe do MARGS já trabalhava para movimentar as obras. Como o Museu está apresentando uma grande exposição de acervo por ocasião dos seus 70 anos, muitas peças – incluindo aquelas que figuram entre as mais importantes – estão expostas nos andares superiores do prédio. Uma força-tarefa tornou possível a remoção das demais obras para andares superiores em tempo, antes da chegada da água à Praça da Alfândega, onde o MARGS está situado.

Ao fim da vistoria, a secretária Beatriz Araujo afirmou que “saímos aliviados porque o trabalho de prevenção realizado pela equipe protegeu todo o acervo. O governador Eduardo Leite, por estar envolvido diretamente com as providências mais urgentes, pediu que cada secretário cuidasse da sua pasta. E a Cultura está fazendo a sua parte, zelando pelas nossas instituições, preservando tudo o que temos de patrimônio, para que possamos seguir a vida depois dessa tragédia que o Rio Grande do Sul está vivendo”. Também participaram da comitiva, pela Sedac, os diretores do Departamento de Memória e Patrimônio, Eduardo Hahn, do MARGS, Francisco Dalcol, e da CCMQ, Germana Konrath, e a coordenadora de Comunicação, Camila Diesel.

Secretaria da Cultura