Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ato simbólico oficializa entrega da modernização tecnológica dos elevadores da CCMQ

Publicação:

Solenidade de entrega dos elevadores revitalizados aconteceu nesta sexta (22)
Solenidade de entrega dos elevadores revitalizados aconteceu nesta sexta (22) - Foto: Rafael Varela | Ascom Sedac
Por Ludwig Larré | Ascom CCMQ

A nova estrutura de elevadores da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ – Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre), em funcionamento experimental desde o início do mês de setembro, foi entregue oficialmente ao público na manhã desta sexta-feira, 22 de outubro. O ato contou com a participação da secretária Beatriz Araujo e de diretores das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) sediadas na CCMQ.

Viabilizada por meio da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), com patrocínio master do Banrisul, co-patrocínio da Stihl Máquinas e importante parceria da Elite Elevadores, que executou o serviço, a readequação dos equipamentos – instalados há mais de 30 anos – era compromisso dos gestores. A modernização da tecnologia dos elevadores atende uma importante demanda do público e da comunidade artística que circula diariamente pelo complexo cultural. A medida otimiza ainda outros aspectos ligados à acessibilidade, sobre os quais a direção da instituição vem concentrando atenção toda especial.

A revitalização do sistema de elevadores de público garante pleno acesso a todos os andares do Prédio Alfândega e do Prédio Gasômetro, as duas alas da CCMQ. Os dois elevadores de carga e de serviço, desativados por longo período, também voltaram a funcionar. O elevador do Teatro Bruno Kiefer (6º andar) estava fora de uso há bastante tempo, o que obrigava a utilização dos elevadores reservados ao público para transporte de material cênico. Além de prejudicar a correta utilização do equipamento, a falta de elevador de carga congestionava o deslocamento dos usuários. O elevador de serviço do café da cúpula, que volta funcionar sob nova administração em novembro, também estava fora de operação, fazendo com que todos os produtos precisassem ser carregados pelos elevadores de público. Com a nova estrutura, tanto o teatro quanto o café da cúpula ficam com acesso de carga independente, ao passo que os elevadores sociais voltam a transportar exclusivamente as equipes e os visitantes da CCMQ.

O diretor da instituição, Diego Groisman, salientou a importância simbólica da revitalização dos elevadores e o quanto esta adequação dos equipamentos é importante para o público em geral, em especial, para pessoas com dificuldade de locomoção. “Juntamente com o novo sistema de elevadores, estamos entregando neste pacote de revitalização também as obras de recuperação das plataformas de cadeirantes do Teatro Bruno Kiefer e da Galeria Xico Stockinger. Dessa forma, 100% dos espaços abertos à visitação na CCMQ têm acesso garantido a pessoas com deficiência”, assinalou. Groisman referiu ainda a dimensão da presença do Banrisul como patrocinador master da instituição, a participação da Stihl, o apoio da Elite Elevadores e a sustentação permanente da AACCMQ.

A presidente da Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana, Liana Zogbi, afirmou que o momento tem grande significado e reflete a sensibilidade da secretária de Cultura do Estado, Beatriz Araujo, e do governador Eduardo Leite, com questões como a acessibilidade do público ao patrimônio e às agendas culturais. A secretária Beatriz Araujo reafirmou o compromisso da Sedac com as políticas de acessibilidade e inclusão por meio de ações e a atenção permanente com as estruturas culturais. “A qualificação de todos os espaços ligados à Sedac tem acontecido de forma muito positiva. A Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana, por sua vez, além de toda a responsabilidade com a captação de recursos para a manutenção da estrutura da CCMQ, é presença atenta também para cobrar dos gestores políticas públicas que atendam às demandas da comunidade. É uma alegria visitar um espaço tão revitalizado e bem cuidado”, disse a secretária. O diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Zeca Brito, a diretora do Instituto Estadual de Música (IEM), Cida Pimentel, o diretor administrativo da CCMQ, Marcos Pereira e representantes da Elite Elevadores também participaram do ato.

Elevadores mais modernos e medidas de acessibilidade

Os equipamentos de última geração contam com sistema de áudio, que identifica cada andar, facilitando o deslocamento de pessoas com deficiência visual. Juntamente ao novo sistema de elevadores, a CCMQ adotou uma série de medidas voltadas à acessibilidade, que vão desde a sinalização e a iluminação dos ambientes até a disponibilização de uma cadeira de rodas para que idosos e pessoas com deficiência possam percorrer e desfrutar os variados ambientes da instituição. Pessoas com deficiência auditiva podem solicitar visitas mediadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), que devem ser previamente agendadas pelo e-mail visitamediada@ccmq.com.br.

Secretaria da Cultura