Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Programação de setembro tem maestrina Ligia Amadio, concerto para fagote e a primeira ópera na Casa da Ospa

A partir do dia 11/9, a Casa da Ospa começa a trabalhar com público de até 400 pessoas

Publicação:

Ligia Amadio ensaia com a Ospa
Ligia Amadio ensaia com a Ospa - Foto: Pedro Heinrich
Por ASCOM | OSPA

O mês de setembro reserva uma programação especial para o público da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os destaques incluem a participação, no dia 4, de Ligia Amadio, atual regente titular e diretora artística da Orquestra Filarmônica de Montevidéu, no dia 11, um concerto voltado ao fagote e ainda, nos dias 25 e 26, a primeira ópera completa a ser apresentada na Casa da Ospa.

A partir de 11 de setembro, a Casa da Ospa aumenta o limite de público para 400 pessoas, equivalente a menos de 40% da lotação. Os concertos seguem com transmissão gratuita ao vivo pelo canal da Ospa no YouTube, que tem atraído centenas de internautas de todo o mundo a cada evento. 

Premiadíssima e considerada precursora entre as maestrinas brasileiras, Ligia Amadio já está ensaiando com a Ospa para apresentar o concerto “Saint-Saëns 100” no dia 4 de setembro. Além de “Sinfonia nº 2 em La? Menor”, em homenagem ao centenário da morte do compositor que dá nome ao espetáculo, o programa inclui o célebre “Concerto nº 1 para Piano e Orquestra”, de Tchaikovsky, com solo do pianista André Carrara. A distribuição online de ingressos esgotou em apenas 15 minutos, mas ainda é possível comprar ingressos na bilheteria da Casa da Ospa.

20210901   Ligia Amadio e André Carrara ensaiam com a ospa   crédito Pedro Heinrich, divulgação OSPA
Ligia Amadio e André Carrara ensaiam com a Ospa - Foto: Pedro Heinrich

Na semana seguinte, o centro das atenções estará no fagote, um instrumento que raramente aparece à frente da orquestra. A fagotista colombiana Ange Paola Bazzani será a solista emConcerto para fagote e orquestra em Fá maior”, de Johann Nepomuk Hummel. O programa, com regência do maestro do Coro Sinfônico da Ospa, Manfredo Schmiedt, conta ainda com um clássico do mestre norueguês Edvard Grieg “Peer Gynt – Suíte nº 1”, e “Sinfonietta Prima”, do renomado compositor brasileiro Ernani Aguiar. 

A Ospa se apresenta todos os sábados, às 17h, mas excepcionalmente no dia 18 de setembro não haverá concerto. É que a Casa da Ospa estará sendo preparada para receber sua primeira ópera: “O Acordo Perfeito”, de Adolphe Adam, nos dias 25 e 26 de setembro. Com regência e direção musical de Evandro Matté, o espetáculo conta ainda com direção cênica de Flávio Leite, o trio de solistas Carla Domingues (soprano), Giovanni Tristacci (tenor) e Daniel Germano (barítono), e também cenografia, figurinos, iluminação e legendagem.

Além dos concertos da Série Casa da Ospa, a orquestra fará uma apresentação especial no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS. O concerto de temática farroupilha foi batizado de "50 anos da Califórnia da Canção" e está marcado para 15 de setembro, às 20h. A regência é do maestro Evandro Matté e o solista é o cantor Victor Hugo.

Secretaria da Cultura