Álbum produzido com recursos do Pró-cultura concorre ao Grammy Latino
Parceria entre Renato Borghetti e Yamandu Costa disputa a categoria de Música de Raízes
Publicação:

A 19ª edição do Grammy Latino será realizada nesta quinta-feira (15), em Las Vegas/EUA, e contará com a presença de artistas do Rio Grande do Sul entre os concorrentes. O projeto "Borghetti Yamandu", de Renato Borghetti e Yamandu Costa, disputa a categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. Lançado em CD e DVD, o álbum captou R$ 204 mil por meio do sistema Pró-cultura RS/Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Outros gaúchos indicados em 2018
Além de "Borghetti Yamandu", outros trabalhos gaúchos também receberam destaque na premiação. O próprio Yamandu Costa concorre a Melhor Álbum Instrumental, por "Recanto".
A cantora Anaadi concorre a três categorias: Gravação do Ano, por "É Fake (Homem Barato)"; Melhor Artista Revelação; e Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, por "Noturno". Já a sua equipe de mixers e engenheiros concorre a uma quarta categoria, a de Melhor Álbum de Engenharia de Gravação, também por "Noturno".
Por fim, Vitor Ramil disputa duas categorias: Melhor Álbum de MPB, por "Campos Neurais"; e Melhor Arranjo, pela faixa "Campos Neurais".
Histórico do RS na premiação
No ano de 2017, o conjunto Yangos foi indicado à categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, por "Chamamé". Em 2016, os cantores Ian e Thiago Ramil foram indicados a três categorias. Thiago concorreu na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, por "Leve Embora". O projeto também captou recursos da LIC, no valor de R$ 117 mil. Já Ian disputou a categoria Melhor Artista Revelação e venceu o prêmio de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa, por "Derivacivilização".