Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Ospa Jovem convida público infantil para “Concertos Didáticos” gratuitos

Apresentações lúdicas para estudantes do Ensino Fundamental ocorrem nesta quarta (2) e quinta-feira (3)

Publicação:

A imagem mostra uma orquestra de músicos em pé, ocupando o palco de uma sala de concerto. Todos os músicos estão vestidos de preto, mas muitos usam adereços coloridos e divertidos, como chapéus, tiaras, laços e faixas na cabeça. No canto esquerdo, alguns músicos usam chapéus de festa e acessórios floridos. No centro, há músicos com gravatas e chapéus verdes, além de uma mulher com uma saia preta e adereços floridos na cabeça. À direita, há músicos de cabelo colorido e faixas vermelhas. Todos seguram seus arcos levantados, como se tivessem terminado de tocar, em sinal de conclusão ou celebração.
"Concertos Didáticos" tem como objetivo formar novos públicos para a música de concerto - Foto: Leonel Jacques/Divulgação Ospa
Por LUIZA PIFFERO/ASCOM OSPA I EDIÇÃO: ASCOM SEDAC

Quais são os instrumentos de uma orquestra? O que são naipes? E qual é o papel do maestro? Nos Concertos Didáticos, projeto da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa, as crianças assistem a um espetáculo enquanto descobrem as respostas para essas e outras perguntas. Com entrada gratuita, a Ospa Jovem realizará quatro apresentações esta semana, no Complexo Cultural Casa da Ospa: duas exclusivas para escolas já inscritas e duas que se estendem ao público em geral.

As apresentações com ingressos disponíveis serão nesta quarta (2/10) e quinta-feiras (3/10), às 15h30min. Para participar dos espetáculos é necessário retirar ingressos via Sympla ou diretamente no Memorial da Ospa, nos dias de evento, a partir do meio-dia.

Com regência do maestro e violinista Arthur Barbosa, a Ospa Jovem vai interpretar “As Ruínas de Atena”, de Ludwig van Beethoven, “O Lago dos Cisnes”, de Piotr I. Tchaikovsky, e “Toreadores”, de Georges Bizet, entre outras obras conhecidas. O cantor lírico Oséas Duarte será o mestre de cerimônias do espetáculo, conduzindo as crianças pelo repertório popular e erudito, enquanto explica de forma lúdica o funcionamento da orquestra, a organização por naipes e outros aspectos. 

As apresentações contarão com intérprete de libras, que acompanhará todo o espetáculo, fazendo a tradução simultânea. 

Os Concertos Didáticos são realizados anualmente pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com o objetivo de formar novos públicos para a música de concerto. Por isso, são especialmente pensados para estudantes do primeiro ao sétimo ano do Ensino Fundamental. 

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje, a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende em torno de 300 alunos no Palacinho – Palácio do Vice-Governador (Avenida Cristóvão Colombo, 300). Todos os professores são instrumentistas da Ospa. A Escola é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa), vinculada à Sedac.

Serviço
Série Ospa Jovem - Concertos Didáticos
Quando: Quarta-feira, 2 de outubro, e quinta-feira, 3 de outubro, às 15h30min
Onde: Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da Ospa (Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
Entrada gratuita
Distribuição de ingressos: Via Sympla e no Memorial da Ospa, na quarta-feira, 2 de outubro, e quinta-feira, 3 de outubro, a partir das 12h

Programa:
Obras de Beethoven, Tchaikovsky, Strauss II, G. Bizet, Waldir Azevedo, Zequinha de abreu, Joana Batista Ramos e Matias da Rocha
Regente: Arthur Barbosa
Mestre de cerimônias: Oséas Duarte
Apresentação: Ospa Jovem

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio:
Banrisul Corretora de Seguros, Banrisul, John Deere, Gerdau e Bazk
Apoio: Panvel, Trento, Sponchiado, Cavaletti, Unimed, Triel-HT, Intercity e Imobi
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação Ospa, Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução

Secretaria da Cultura