Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac prepara programação online para Semana dos Museus

Publicação:

Instituições da Sedac têm programação especial
Instituições da Sedac têm programação especial
Rafael Varela | Ascom Sedac
 
No mês de maio é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional dos Museus (18). No Brasil, a Semana Nacional dos Museus (18 a 24/5) é dedicada para debater perspectivas, planejamentos e o futuro dessas instituições.
 
No Rio Grande do Sul, oito museus da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), juntamente com o Sistema Estadual de Museus (SEM) - órgão responsável por sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo a estas instituições no Estado -, terão programação comemorativa. As agendas serão realizadas por meio de lives, uma tendência em tempos de quarentena.
 
Confira abaixo as atividades:
  
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) - Rua dos Andradas, 959, Porto Alegre
 
18/05, às 17h:  Live do Seminário "Cultura, Museus e Comunicação no Pós-COVID-19", com a participação do Museu da República (RJ).
 
Assista em: @visitemusecom e @museudarepublica 
 
20/05, às 14h: Live em parceria com a UFRGS, Museu da História da Medicina, IAB-RS, Museu Julio de Castilhos e Sistema Estadual de Museus (SEM).
 
Em debate: "Conservação e Contaminação de Bens Culturais por coronavírus"
 
20/05, às 17h:  Live do Seminário "Cultura, Museus e Comunicação no Pós-COVID-19", com a participação do projeto Acervo Multimídia de Arqueologia e Antropologia (AMAA).
 
Assista em: @visitemusecom e @amaacervos
 
22/05, às 17h:  Live do Seminário “Cultura, Museus e Comunicação no Pós-COVID-19", com a participação do Theatro São Pedro.
 
Assista em: @visitemusecom
 
 Museu Julio de Castilhos - Rua Duque de Caxias, 1205, Porto Alegre
 
A partir de segunda-feira (18/5), a instituição lançará a série de vídeos "Conhecendo o Acervo", referente à história das peças do acervo do museu.
 
Assista em: facebook.com/MuseuJulioDeCastilhos/; e Instagram: @museu.julio.de.castilhos   
 
MARGS  - Praça da Alfândega - s/nº, Porto Alegre
 
A partir do dia 18/5, apresenta o projeto "Quiz do MARGS", em que contará a história do museu, sua criação, história da primeira sede, estruturação do acervo, mudança definitiva para o atual prédio (Praça da Alfândega) e memórias que o espaço urbano guarda.
 
Assista em: https://www.facebook.com/museumargs/; e Instagram: @museumargs
 
 Museu de Arte Contemporânea (MACRS) - Rua dos Andradas, 736 - 3º andar, sala A3, Porto Alegre 
 
A partir do dia 18/5, a instituição publicará no Instagram as obras que integram a exposição “47% - Artistas Mulheres no Acervo do MACRS”.
 
Assista em: @contemporanears
 
 Museu Antropológico do RS - Rua Sete de Setembro, 1020 - 2º andar - Porto Alegre
 
De 18/5 a 22/5, o museu fará postagens abordando a história, o acervo e exposições da instituição.
 
 
Museu Histórico Farroupilha - Rua Coronel Pedroso, 77, Piratini
 
A partir do dia 18/5, o museu lançará o projeto "Relicário Virtual". A proposta é que os usuários do Facebook e Instagram publiquem fotos, receitas de família, contos, lendas ou poemas que se relacionem com a cultura gaúcha. Declamações, trovas e vídeos de dança também podem ser enviados.
 
Participe em:  https://www.facebook.com/Museu-Hist%C3%B3rico-Farroupilha-106046764391274/; Instagram: @museufarroupilha  
 
Museu Estadual do Carvão - Rua Profª Silvana Narvaez, 61 - Arroio dos Ratos
 
A partir de 18/5, o museu compartilhará em suas redes sociais, as sínteses da “Série Pesquisadores”, destacando conteúdos enviados por pesquisadores sobre o Arquivo Histórico da Mineração, além de fotos, vídeos e curiosidades da instituição.
 
Assista em: www.facebook.com/museucarvao/; e Instagram: @museudocarvaooficial
 
Museu Arqueológico do RS  - RS 020 - Km 58/ Taquara
 
A partir de 18/5, a instituição lançará o "Repositório Marsul", com publicações raras. A primeira publicação será o Boletim N 01 Marsul, de 1982.
 
 
Sistema Estadual de Museus (SEM) - Av. Borges de Medeiros, 1501 - 10º andar
 
A partir do dia 18/5, o SEM deve lançar o Mapa dos Museus Online, no site da Sedac (cultura.s.gov.br). A semana também marca a formação do GT Museus do RS, com a participação do ICOM-Brasil, curso de Museologia e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMUSPA-UFRGS), Colegiado Setorial de Museus e representantes das sete regiões museológicas do Estado. Haverá sistematização de pesquisas, com o objetivo de mapear as formas de preparo, organização e equipamentos das instituições museológicas do RS.
Secretaria da Cultura